Ainda existem inúmeros mistérios relacionados ao Universo. A NASA realiza, de tempo em tempo, missões em outros planetas para buscar mais conhecimento sobre a composição das galáxias, incluindo o uso de telescópios espaciais com tecnologia avançada.
Por isso, já temos algumas respostas – obrigado, ciência. Recentemente, o mecanismo do James Webb conseguiu registrar o fluxo supersônico de estrelas jovens e as imagens são realmente surpreendentes. Também tivemos acesso a imagens bem nítidas de planetas.
Mas você já parou para pensar em qual seria o seu peso fora da Terra? Esta medida varia de maneira considerável, dependendo da gravidade de cada planeta. Isaac Newton, renomado filósofo britânico, chegou a criar formulinhas para identificar o peso em outros lugares do Universo.
Os cálculos estão relacionados com a diferença de gravidade de planeta para planeta. Para entender qual seria o seu peso em Marte, é necessário para fazer uma conta simples e explicamos mais detalhes na matéria.
Compartilhe o artigo com amigos e familiares para que mais pessoas saibam como funciona o cálculo de peso no planeta vermelho. Aproveite a visita e não deixe de conferir mais conteúdos de nosso site. Temos o objetivo de fornecer informação de qualidade para todos.
Além de conhecimentos gerais, também produzimos textos com dicas de estudo para concurseiros de plantão. Isso sem contar na área de simulados gratuitos para que você se preparar com antecedência e sair na frente da concorrência em busca do sonhado cargo público no país.
Qual seria o seu peso em Marte?
Quanto mais massa um planeta tiver, mais gravidade ele terá. E isso influencia diretamente no peso de objetos e de… Seres humanos. Dentro desta perspectiva, sabemos que Marte possui um pouco mais de massa do que Mércurio, por exemplo.
Na prática, 1 kg de massa corporal equivale a 0,38 kg no planeta vermelho. O cálculo, então, funciona de uma maneira bem simples: basta multiplicar o seu peso por 0,38. Vamos a um exemplo para você entender como funciona.
Eu tenho 59 kgs de massa corporal. Multiplicando por 0,38, temos o resultado de 22,42 kgs. Legal, não é? Uma pessoa que tem 76 kgs, por outro lado, pesa cerca de 28,88 kgs em Marte.
Agora, é só fazer os cálculos para identificar quanto você pesaria no planeta. Ah, e Júpiter é gigantesco e possui muito mais massa do que Marte e a própria Terra. Por isso, a conta é diferente neste caso: a multiplicação deve ser feita com 2,64 kgs.
O meu peso de 59 kgs, por exemplo, pula para 155,76 kgs em Júpiter.