Eventos meteorológicos podem mudar o rumo da humanidade em questão de segundos. Inúmeras tempestades alarmantes já tomaram conta de localidades específicas ao redor do mundo, com destaque para o tornado de Daulatpur-Saturia, que aconteceu em Bangladesh.
Vamos explicar mais detalhes sobre este episódio que impactou a imprensa na época, deixando marcas históricas como lembretes para aperfeiçoarmos a maneira de lidar com eventos climáticos no futuro. Aproveite a visita em nosso site e explore outros conteúdos.
Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Além de pautas sobre ciência, também cobrimos temas voltados à educação para concurseiros, como dicas de estudo, notícias de concursos abertos e muito mais.
Tempestade mais aterrorizante registrada até então
O tornado de Daulatpur-Saturia ocorreu em Bangladesh durante o ano de 1989, marcando-se como um dos desastres naturais mais devastadores da história recente. Sabemos que a região é conhecida por sua vulnerabilidade a eventos climáticos extremos.
Como consequência, foi duramente atingida por esse tornado. Dados meteorológicos indicam que o tornado de Daulatpur-Saturia se formou devido a uma conjunção de fatores climáticos específicos, incluindo mudanças de temperatura e pressão atmosférica.
O episódio aconteceu especificamente na Bacia de Ganges, momento em que as condições da atmosfera desencadearam fortes tempestades e o auge de um tornado. No entanto, não existem números exatos sobre os impactos causados pelos eventos extremos.
O desastre em números
Ao que tudo indica, é possível que o tornado e demais tempestades formadas na época tenham tirado a vida de pelo menos 1,3 mil pessoas. Outras dezenas de milhares ficaram desabrigadas em razão das consequências causadas pela fatalidade.
O tornado ocorreu por volta das 18h30 do dia 26 de abril daquele ano. Ele deslocou-se para o leste da área de Daulatpur até os perímetros de Saturia e Manikganj Sadar – uma região que vinha sofrendo com uma seca severa naquele momento em específico.
As tempestades junto aos tornados percorreram um trajeto de cerca 16 km de comprimento, com 1,6 km de largura. Cidades ficaram em ruínas e árvores foram praticamente arrancadas devido à força do evento climático.
Como se não bastasse, todoso os edifícios foram basicamente destruídos numa área de aproximadamente 6 km². Embora seja o mais mortal da região, inúmeras tempestades devastadoras atingiram Bangladesh ao longo dos últimos anos.
Pelo menos 681 pessoas faleceram durante outro tornado que assolou a área de Manikganj, especificamente no mês de abril de 1973.