Qual foi a maior temperatura registrada no Brasil em 2023?

Estamos vivendo épocas de calor intenso. Pensando nisso, qual foi, então, a cidade brasileira que registrou o clima mais extremo durante o ano de 2023?

O Brasil e outros países pelo mundo afora presenciaram ondas intensas de calor durante grande parte do ano. No final de novembro, inclusive, a Organização Meteorológica Mundal (OMM) divulgou sua versão provisória a respeito do estado global de clima em 2023.

continua depois da publicidade

O documento mostra o panorama atual das temperaturas ao redor do globo, constatando que o clima médio da superfície ficou 1,4º C acima da média identificada em 1850/1900. O que isso indica na prática? 2023 é considerado como o ano mais quente em 174 anos.

Ou seja, conseguiu superar até mesmo 2016, 1,29º C, e 2020, 1,27º C. O relatório também informou que, possivelmente, os últimos nove anos, de 2015 a 2023, serão considerados como os mais quentes de toda a história da humanidade.

Leia também

“Em 2022, as concentrações dos três principais gases de efeito estufa – dióxido de carbono, metano e óxido nitroso – atingiram níveis recordes. Em 2023, dados de locais específicos mostram que os níveis dos três gases estão em constante crescimento, tornando o cenário mais preocupante”, explicou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também ajudou a desenvolver o novo documento.

Estamos vivendo épocas de calor intenso e verdadeiros recordes de temperatura. Pensando nisso, qual foi, então, a cidade brasileira que registrou o clima mais extremo durante o ano de 2023? Você confere a resposta no decorrer da matéria.

continua depois da publicidade

Aproveite a visita e não se esqueça de explorar mais conteúdos que publicamos por aqui. Além de curiosidades gerais, também cobrimos pautas sobre economia, tecnologia, programas sociais, notícias de concursos abertos e muito mais. Fique informado conosco.

Brasil: qual foi a maior temperatura registrada em 2023?

De acordo com o Inmet, o ano de 2023 foi um dos mais quentes na história do Brasil, considerando desde a década de 60. As temperaturas ficaram acima da média histórica ao longo de quatro meses consecutivos: de julho a outubro, para se ter uma ideia do cenário.

O calor extremo é o resultado dos impactos ocasionados pelo fenômeno El Niño, que corresponde ao aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Em contrapartida, outros aspectos também influenciaram o cenário atual em todo o mundo.

continua depois da publicidade

Um exemplo é o aumento da temperatura global da superfície terrestre, conforme reforçou o Inmet em seu site. O ano ainda não acabou e o levantamento oficial do clima no país ainda será consolidado pelas entidades competentes, mas é possível ter uma noção do recorde.

Apesar de inúmeras temperaturas extremas que assolaram o país ao longo de 2023, uma delas se destaca dentre as demais e já está sendo considerada como a maior de todos os tempos no país. Ela foi registrada na 8ª onda de calor, especificamente em 19 de novembro.

Estamos falando da cidade de Arajuaí, em Minas Gerais. O município chegou a 44,8º C no dia em específico. De acordo com o Inmet, esse foi considerado como o dia “mais quente no histórico de medições do Brasil”.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade