O Brasil está passando por inúmeras ondas de calor desde o início do segundo semestre do ano. Algumas cidades já ultrapassaram a temperatura de 40º C em determinadas meses e, na última quinta-feira, 19/10, o auge foi registrado por dados oficiais de meteorologia.
A maior temperatura do ano, pelo menos até o momento, ocorreu em uma cidade do interior de Goiás. Este fenômeno foi ocasionado por uma massa de ar superaquecida que está cobrindo parte da região Centro-Oeste. E o calor teve perdurar durante os próximos dias.
De acordo com informações do MetSul, grande parte do Centro-Oeste deve enfrentar máximas entre 43ºC e 45ºC no final de semana, especialmente em cidades do Mato Grosso. Mas o impacto poderá ser sentido nos estados que fazem divisa, a exemplo de Goiás.
E a região Sul não escapará das ondas de calor dessa vez. No mesmo final de semana, os estados devem passar por temperaturas mais altas do que geralmente são registradas. Uma mudança da massa de ar deve impactar diretamente o estado do Rio Grande do Sul.
Como lidar com as temperaturas altas no dia a dia?
Para amenizar a sensação térmica em dias quentes demais, o ideal é se manter constantemente hidratado. Roupas mais leves e claras também são recomendadas para evitar que o tecido absorva as luzes solares. Lembre-se sempre de usar protetor solar ao sair de casa.
Faça o possível para ventilar ambientes fechados. Uma boa ideia é de deixar um balde com água em determinados cômodos para elevar os níveis de umidade nos locais específicos. Caso seja possível, deixe as janelas abertas à noite para que a casa não fique abafada pela manhã.
Outra dica valiosa é de deixar uma garrafa de água gelada perto de onde bate o ventilador. Assim, o aparelho será capaz de espalhar um ar mais agradável enquanto você estiver em casa. Isso se você ainda não tiver um umidificador de ar, por exemplo.
Qual foi a maior temperatura registrada até o momento?
A maior temperatura do ano, no Brasil, foi registrada especialmente na cidade goiana de Aragarças. Na última quinta-feira, o município de 20 mil habitantes teve que lidar com máximas de 44,3ºC. Aragarças, inclusive, faz divisa com o estado de Mato Grosso.
Mas o recorde pode ser quebrado em breve, caso as massas de ar quente continuem se espalhando pelo Centro-Oeste e outras regiões brasileiras. Vale ressaltar que o recorde de maior temperatura nacional de todos os tempos ainda diz respeito à Nova Maringá – MT.
Durante os dias 4 e 5 de novembro de 2020, a cidade registrou temperatura de 44,8ºC.