Os oceanos do nosso planeta são gigantescos e cheios de segredos, escondendo fenômenos incríveis que surpreendem o homem até hoje.
Entre esses acontecimentos, podemos citar as ondas gigantes, que são testemunhas da força e do poder das águas. Por exemplo, você sabe qual foi a maior onda já registrada no oceano? Elaboramos esta matéria que vai responder a essa pergunta.
Se você sempre teve curiosidade de saber sobre esse assunto ou simplesmente quer turbinar ainda mais os seus conhecimentos, nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura. Vamos conferir qual foi a maior onda já registrada no oceano?
Afinal, qual foi a maior onda já registrada no oceano?
O tsunami da baía de Lituya
Em uma noite tranquila de verão, no dia 9 de julho de 1958, algo monumental aconteceu na Baía de Lituya, no Alasca.
Um poderoso terremoto na Falha Fairweather desencadeou um enorme deslizamento que envolveu cerca de 90 milhões de toneladas de rocha na estreita enseada Gilbert.
O impacto foi avassalador. Quando a onda resultante deste evento atingiu a costa oposta, ela se quebrou com uma força descomunal, derrubando árvores e afetando em cheio o solo das montanhas, o que mudou a paisagem do local para sempre.
A altura dessa onda foi incrível, atingindo 524 metros acima do nível do mar. Um barco de pesca que estava ancorado na baía testemunhou essa onda gigante. Os marinheiros da navegação não sucumbiram a esse tsunami e viveram para contar a história.
Essa onda gigante de 524 metros que aconteceu há 66 anos, acabou se tornando um valioso objeto de estudo para os cientistas e até para outros profissionais ligados à área da Geologia. Ela ficou conhecida como sendo a maior onda já registrada no oceano.
O perigo das ondas rebeldes
Elas são consideradas surpresas assustadoras no oceano e aparecem de repente. Costumam ser muito maiores do que as outras ondas ao redor e representam um perigo real para os navios.
As ondas rebeldes são tão altas que os marinheiros antigamente pensavam que elas não eram reais. Essas ondas são diferentes dos tsunamis, que são causados por terremotos no fundo do mar.
Elas surgem quando ondas menores se juntam de uma forma especial, criando uma única onda enorme. Isso pode acontecer por várias razões que ainda intrigam os estudiosos dos oceanos.
Uma minuciosa compreensão sobre essas ondas traiçoeiras pode nos ensinar muito sobre como o oceano funciona. Elas desafiam a percepção humana sobre ondas normais e nos mostram o quão poderoso e imprevisível o oceano pode ser.
A maior onda rebelde já registrada
Ela foi enorme. A maior onda rebelde que já foi registrada no mundo mediu cerca de 25,6 metros de altura. Ela foi identificada por uma plataforma de petróleo norueguesa no Mar do Norte, em 1995.
Os cientistas que analisaram a formação dessa onda perceberam que ela aconteceu durante uma forte tempestade, o que provavelmente ajudou a torná-la tão extrema e perigosa.