Você sabe o verdadeiro significado por trás da sigla SOS, concurseiro? A maioria das pessoas provavelmente já se deparou com essa sigla em livros, filmes, músicas ou programas de TV e não faz a mínima ideia do que essas três letras representam.
Preparamos essa matéria que vai te mostrar o verdadeiro significado por trás da sigla SOS. O concurseiro que deseja aprimorar a sua bagagem intelectual para encarar a prova de Conhecimentos Gerais do certame deve continuar a leitura até o fim.
Qual é o verdadeiro significado por trás da sigla SOS?
A famosa e conhecida sigla SOS é muito mais do que apenas uma combinação de letras. Contrariando a crença popular, SOS não é representação literal de “save our souls” (salve nossas almas) ou “save our ship” (salve nosso navio).
Na realidade, a origem da sigla SOS remonta aos primórdios das comunicações marítimas. Na verdade, é um sinal em código Morse internacionalmente reconhecido e usado por navios em alto mar para pedir ajuda em situações de emergência.
Mas o fato é que essas três letras isoladas não possuem um significado específico.
Decifrando os sinais de emergência em código Morse
Entender o verdadeiro significado por trás da sigla SOS é importante, certo?
O código Morse, que foi inventado na década de 1830 por Samuel FB Morse, nada mais é do que um alfabeto de pontos e traços, sendo considerado a base para a comunicação internacional (aérea, marítima ou rodoviária) há várias décadas.
E para representar a sigla SOS neste código, são necessários três pontos (S), três traços (O) e mais três pontos (S), formando uma sequência única de letras que indica uma situação grave ou de perigo iminente, especialmente em alto mar.
Antes da consagração da sigla SOS como universal, os códigos “NC” (da Marinha dos EUA) e “CQD” (da empresa Marconi), também existiam.
Mas a preocupação com a possibilidade de haver confusão por parte das equipes de socorro, levou à necessidade de uma padronização internacional.
Após exaustivos debates na Conferência Internacional de Rádio Telegráfica, em 1906, a sigla SOS foi escolhida e acabou se tornando o símbolo internacional que representa um pedido de socorro em situações de emergência no mar.
Essa opção se revelou mais simples e de fácil sinalização, devido à sua sequência clara de pontos e traços distintos.
O uso contínuo do SOS
Agora que você sabe o verdadeiro significado por trás da sigla SOS, sabia que o primeiro envio do SOS nos Estados Unidos aconteceu em 1909 e veio do navio cargueiro Arapahoe?
No entanto, essa sigla ganhou notoriedade mundial quando foi utilizada juntamente com o antigo código “CQD” durante o naufrágio do Titanic, em 1912.
Após esse trágico evento que dizimou cerca de 1.500 vidas, os EUA oficialmente adotaram o SOS para qualquer situação de emergência em alto mar.
Atualmente, todas as operações marítimas norte-americanas utilizam o Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima para sinalizar situações de emergência. Em suma, o SOS, que tem mais de um século de vida, é amplamente usado em todo o mundo.