Da mesma forma que as conexões USB e Ethernet, a porta HDMI é constantemente usada para ligar aparelhos eletrônicos, incluindo televisores, videogames e computadores.
No entanto, o entendimento sobre seu conceito, funcionalidades e detalhes técnicos é limitado entre os usuários.
Quer saber o verdadeiro significado de HDMI? Então, continue lendo abaixo.
O que significa HDMI?
A sigla HDMI é a abreviação de High-Definition Multimedia Interface (em português, Interface Multimídia de Alta Definição).
Trata-se de um padrão de transmissão de vídeo que opera por meio de um cabo homônimo, o cabo HDMI.
Este cabo facilita a conexão de dispositivos de entrada e saída, transmitindo vídeo de alta definição e áudio HD de até 8 canais sem compressão.
A tecnologia HDMI foi desenvolvida por gigantes da indústria de eletrônicos e entretenimento, como Panasonic, Philips, Sony, Toshiba, Universal, Warner Bros, Fox e Disney.
Quando essa tecnologia surgiu?
Lançado no final de 2002, a tecnologia HDMI original suportava quase 5 Gbit/s, capaz de transmitir resoluções de 1080p a 60 Hz e áudio de 8 canais a 192 kHz.
Com a evolução dos padrões de vídeo e áudio, o HDMI foi atualizado para manter a compatibilidade com os dispositivos de reprodução e saída.
A versão 1.4 já incluía suporte para vídeo 3D e uma conexão Ethernet de 100 Mbit/s integrada ao cabo.
Consoles de última geração como o PlayStation 5 e o Xbox Series X adotaram o HDMI 2.1 para maximizar suas capacidades gráficas e sonoras.
O cabo HDMI é composto por 19 pinos, dos quais 12 são dedicados ao canal TMDS, que transmite áudio, vídeo e dados auxiliares; um é para o canal CEC, usado para controle remoto.
Os demais são alocados para funções adicionais, como detecção automática de conexão e fornecimento de tensão de 5 V.
Tipos de conectores HDMI
Todas as entradas HDMI são retrocompatíveis. Isso significa que é possível usar cabos HDMI de última geração em dispositivos que suportam versões anteriores sem dificuldades.
Contudo, é importante notar que a taxa de transferência de vídeo será limitada à menor velocidade suportada pelos dispositivos conectados.
Além disso, é interessante saber que há cinco tipos de conectores HDMI padronizados.
O tipo A é o mais comum, encontrado em uma variedade de dispositivos como monitores, televisões, consoles de jogos e placas de vídeo. Já o tipo C é uma versão miniaturizada do tipo A, adequada para dispositivos menores.
Qual é a diferença entre HDMI e DisplayPort?
HDMI e DisplayPort são ambos padrões de interface para a transmissão de vídeo e áudio digital.
HDMI é mais comum em dispositivos de consumo, como TVs e consoles de jogos, e suporta a tecnologia ARC (Audio Return Channel), que permite o envio de áudio do display de volta ao emissor.
Já o DisplayPort é frequentemente encontrado em computadores e equipamentos, como placas de vídeo e etc.
Ele oferece uma taxa de atualização e resolução mais altas, além de suportar a tecnologia daisy chaining para conectar múltiplos monitores.
Enquanto o HDMI é comumente adotado para aplicações de home entertainment, o DisplayPort é preferido para uso em PCs e aplicações profissionais por causa de fatores como:
- Capacidade de suportar resoluções mais altas;
- Maiores taxas de atualização;
- Possibilidade de conectar vários monitores a uma única saída.
Além disso, o DisplayPort pode transmitir sinais USB e outros dados junto com vídeo e áudio, uma funcionalidade não disponível no HDMI.