Qual é o único continente localizado em todos os hemisférios da Terra?

Enquanto a maioria dos continentes está limitada a um ou dois hemisférios, existe um certo continente que se estende por todos os quadrantes do globo.

Dos sete continentes do planeta, somente um se estende por todos os quatro hemisférios da Terra. Essa característica única é resultado de sua localização geográfica, que cruza tanto o Equador quanto o Meridiano de Greenwich.

continua depois da publicidade

Por estar posicionado sobre essas linhas imaginárias, esse continente possui territórios em cada um dos quatro quadrantes hemisféricos.

Qual continente fica em todos os quatro hemisférios da Terra?

Leia também
Qual é o único continente localizado em todos os hemisférios da Terra?

Qual é o único continente localizado em todos os hemisférios da Terra? Foto: Reprodução / Pixabay

O continente que se estende por todos os quatro hemisférios da Terra é a África. Isso ocorre devido à sua localização geográfica única, que abrange tanto o hemisfério norte quanto o sul, além de se estender para os hemisférios oriental e ocidental.

A linha do Equador, que divide o planeta em hemisférios norte e sul, atravessa sete países africanos:

continua depois da publicidade
  • Gabão;
  • República do Congo;
  • República Democrática do Congo;
  • Uganda;
  • Quênia;
  • Somália;
  • São Tomé e Príncipe.

Além disso, a África se estende para o hemisfério ocidental, com cinco de seus países localizados a oeste do Meridiano de Greenwich, que separa os hemisférios oriental e ocidental. Nenhum outro continente alcança uma distribuição geográfica tão ampla.

Enquanto a América do Sul, a Antártida e a Austrália estão principalmente confinadas a um lado das principais linhas divisórias de latitude e longitude, e a Eurásia se concentra no hemisfério oriental, a África se destaca por sua presença equilibrada em todos os quadrantes.

E qual é o único país do mundo localizado nos quatro hemisférios?

Kiribati é o único país do mundo localizado nos quatro hemisférios da Terra. Essa peculiaridade geográfica ocorre porque o país é formado por 33 atóis de coral e uma ilha vulcânica, distribuídos por uma vasta área do Oceano Pacífico.

continua depois da publicidade

Quando o planeta é dividido em quatro partes usando o Equador e o meridiano 180° como referências, Kiribati se estende por todas elas, abrangendo os hemisférios norte, sul, oriental e ocidental.

A localização de Kiribati no centro-oeste do Oceano Pacífico, a nordeste da Austrália, contribui para essa característica única.

Apesar de sua área terrestre total ser pequena, cerca de 811 quilômetros quadrados, sua zona econômica exclusiva (área do oceano na qual o país controla a pesca e outros direitos) abrange mais de três milhões de quilômetros quadrados de oceano.

Essa dispersão territorial é o que permite que esta nação remota ocupe os quatro hemisférios, tornando-se um caso singular no mundo.

Ameaçado pela elevação do nível do mar

Além dessa distinção geográfica, Kiribati também abriga o maior atol do planeta e é o primeiro país a receber o ano novo devido à sua posição próxima à Linha Internacional de Data.

continua depois da publicidade

Contudo, sua população de aproximadamente 132 mil habitantes enfrenta uma ameaça: a elevação do nível do mar. Relatórios das Nações Unidas alertam que, devido à baixa altitude média do país, Kiribati pode ser um dos primeiros a desaparecer caso as mudanças climáticas continuem a afetar os oceanos.

Na verdade, o aumento do nível das águas oceânicas já está causando sérios problemas, como erosão costeira e salinização das águas subterrâneas.

Essas transformações impactam a qualidade de vida dos moradores locais, destruindo terras agrícolas e ameaçando o acesso à água potável.

Leia também

Concursos em sua
cidade