Qual é o som mais alto que já foi registrado no mundo?

As britadeiras de obras, fogos de artifício e uivo de cachorros não são nada se comparados ao som mais estridente já registrado.

Às vezes, estamos apenas em busca de um momento de silêncio para focarmos nos estudos para concursos públicos. A revisão do conteúdo, inclusive, exige foco e concentração. E alguns ruídos oriundos de obras ou dos vizinhos, por exemplo, podem atrapalhar o andamento.

Mas vamos aprofundar um pouco no assunto: você sabe, afinal de contas, qual foi o som mais alto já registrado no mundo - pelo menos até o momento? O barulho que vamos descrever é literalmente ensurdecedor e foi identificado nos arredores da província indonésia de Lampung.

As britadeiras de obras, fogos de artifício e uivo de cachorros não são nada se comparados ao som mais estridente que temos conhecimento. Acompanhe a matéria até o final e fique por dentro do assunto - não se esqueça de compartilhar com outros concurseiros também.

É um daqueles conhecimentos que você pode usar em redações dissertativas, dependendo do tema exigido no concurso público. Nosso arcabouço de aprendizados precisa ser aperfeiçoado de tempo em tempo e nós estamos aqui para te ajudar ao longo desta missão.

Leia também

Ah, e também temos simulados gratuitos para você revisar os conteúdos que já estudou para as provas. São milhares de questões com gabarito que já caíram em certames anteriores de diversos estados do Brasil.

Qual foi o som mais alto registrado no mundo?

Os fenômenos vulcânicos não são apenas surpreendentes no campo visual, como também podem ser bastante barulhentos. Esse foi o caso do Krakatoa quando entrou em erupção, especificamente em 1893. A ilha vulcânica está localizada no estreito de Sunda.

Ou seja, mais ou menos entre as ilhas de Java e Sumatra - dentro da província indonésia de Lampung. O fenômeno foi o responsável pela destruição de grande parte da massa terrestre do local, criando tsunamis de até 30 metros de altura e mais de 3,6 mil vítimas.

E, como se não fosse suficiente, a erupção teve o potencial de ensurdecer qualquer pessoa que estivesse a quilômetros de distância. Para você ter uma ideia, a explosão pode ser ouvida em partes da Austrália e tinha o ruído parecido com um tiro. Acredita nisso?

Foram incríveis 172 decibéis a 160 quilômetros de distância. Sua potência, na época, correspondeu a 13 mil bombas atômicas no estilo do código Little Boy. O único fenômeno que se aproximou do feito foi a queda do meteoro de Tunguska, que ocorreu em 1908.

O grande momento histórico impactou a região da Sibéria, no Império Russo. O meteoro caiu perto do rio Podkamennaya Tunguska, tendo explodido anteriormente no ar. Não há evidências de morte, mas o fenômeno derrubou cerca de 80 milhões de árvores da região.