A bandeira do Brasil é um dos mais importantes símbolos nacionais, mas nem todos conhecem sua história. Aliás, você sabe qual é o real significado da estrela solitária na bandeira nacional?
Mais do que um conjunto de cores e símbolos, a bandeira representa parte da identidade do país. Curiosamente, está mais associada com a astronomia do que a história. Entenda mais a seguir.
O que significa a estrela solitária na bandeira do Brasil?
Basicamente, a estrela solitária na bandeira do Brasil representa o estado do Pará. No entanto, é necessário entender por que esses ícones foram adicionados no centro azulado em primeiro lugar.
No hino nacional brasileiro, existe uma estrofe que diz “Brasil, de amor eterno seja símbolo. O lábaro que ostentas estrelado”. Pois bem, essas estrelas representam o tal lábaro estrelado da canção.
No geral, é comum que as bandeiras nacionais ostentem estrelas. Isso acontece com a bandeira dos Estados Unidos da América, Nova Zelândia, Austrália e até o Nepal.
No caso da bandeira brasileira, as estrelas estão organizadas conforme a organização dos astros no céu no dia 15 de novembro de 1889. Ou seja, na data oficial da Proclamação da República.
Portanto, cada uma das 27 estrelas representa um estado brasileiro, e a posição equivale ao posicionamento das constelações no céu do Rio de Janeiro nessa data emblemática. Originalmente, eram somente 21 estrelas.
Contudo, a criação de novos estados e unidades federativas foi expandindo o desenho. Apesar do simbolismo, os astrônomos já provaram que houve um erro na leitura dos astros no céu e, consequentemente, no desenho da bandeira.
Curiosidades sobre a bandeira do Brasil
1. O significado das cores
Em primeiro lugar, o verde é utilizado como símbolo da liberdade, assim como aconteceu em Portugal. Isso porque a cor foi usada em bandeiras dos primeiros povos portugueses, o que perfaz um sentimento de força e bravura contra os mouros.
Porém, para além desse significado, muitas pessoas também começaram a atribuir relação com a vasta vegetação brasileira. Por outro lado, o amarelo representa os castelos conquistados contra os mouros, também sendo uma homenagem às famílias imperiais da Áustria e Portugal.
No senso comum, o significado também passou a estar relacionado com o ouro e todas as riquezas naturais existentes no território nacional. Já o azul e o branco, por sua vez, estão relacionados com o Condado Portucale, lugar em que Portugal surgiu.
Apesar de manter muitas cores da bandeira nacional, os significados foram modificados, adaptados e passaram por releituras com o tempo.
2. Os formatos na bandeira
Por um lado, o losango é um símbolo que representa todas as mulheres que lutaram pela independência do Brasil. Em especial, é uma homenagem à Imperatriz D. Maria Leopoldina que participou ativamente dessa luta.
Logo em seguida, tem-se o círculo que representas chamada esfera armilar manuelina. Essa esfera é um símbolo usado na navegação dos portugueses e homenageia as Grandes Navegações.
Curiosamente, recebe esse nome porque na época das viagens inter atlânticas, o rei de Portugal era o D. Manuel I. Por isso é uma esfera manuelina.
Por fim, a faixa possui diversas interpretações. A mais seguida atualmente é que essa faixa branca representa o rio Amazonas cortando o Brasil ou um feixe de luz solar.
3. Ordem e Progresso
Em termos simples, essa frase foi criada por Augusto Comte, criador da corrente filosófica do Positivismo. Entretanto, faz parte de uma frase maior.
Na realidade, o lema inteiro é “O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. Na bandeira, foi simplificado por conta do tamanho e número de elementos presentes.