Existem algumas palavras da Língua Portuguesa que, por mais simples que pareçam, podem causar confusão quando chega a hora de escrevê-las. Colocá-las no plural, então, pode ser outro dilema: um exemplo é a dúvida a respeito de qual seria o plural de “cidadão”.
Você certamente já deve ter visto por aí pelo menos uma ou duas versões da palavra circulando. Seja “cidadãos”, “cidadões” ou “cidadães”, saber qual a forma correta pode ficar complicado quando existem tantas possibilidades.
Pensando nisso, de modo que seja possível evitar futuras confusões, confira qual é a verdadeira forma do plural do termo “cidadão” e não cometa mais nenhuma gafe da gramática.
Qual é o plural de “cidadão”?
O plural da palavra “cidadão” é apenas “cidadãos”. Mesmo assim, existem muitos termos que terminam em “ães”, “ões” ou que até mesmo aceitam qualquer uma das três formas, portanto, esse é um dos deslizes mais comuns que podem ser feitos quando se trata do português.
Veja alguns exemplos com o termo aplicado:
- Os cidadãos daquele município vivem com medo de qual novo crime será cometido em suas ruas;
- Não é possível fazer leis para uma cidade sem cidadãos;
- O prefeito deveria tomar cuidado com o que fala para seus cidadãos. Tudo pode influenciar a próxima eleição.
Fazer esse tipo de confusão é fácil pelo fato de existir uma série de regras e exceções que cercam o universo das palavras no plural.
O motivo para existirem tais variações, por sua vez, é inteiramente etimológica, ou seja, que está relacionada à origem. Para entender melhor, é necessário voltar aos conceitos de acentuação e sílabas tônicas.
Plurais “-ãos”
A terminação “-ãos”, onde ocorre apenas o acréscimo do “s”, é feito em todas as palavras paroxítonas, ou seja, que possuem como sílaba tônica, ou mais forte, a penúltima.
Junto disso, existem alguns casos onde isso se aplica às oxítonas, onde a sílaba tônica é a última, e até mesmo em monossílabas. Confira:
- Cidadão: cidadãos;
- Bênção: bênçãos;
- Irmão: irmãos;
- Mão: mãos.
Plurais “-ões”
Os plurais “-ões” são praticamente uma regra, visto que a maioria dos termos terminados em “-ão” levam forma plural em “-ões”. Veja nos exemplos:
- Coração: corações;
- Limão: limões;
- Colchão: colchões;
- Caminhão: caminhões.
Nessa categoria também estão os aumentativos, que formam plurais do tipo:
- Amigão: amigões;
- Casarão: casarões;
- Vozeirão: vozeirões.
Plurais “-ães”
Não existem muitas palavras no vocabulário que mudam sua terminação no plural para “-ães”. Assim, não existe uma regra específica para o fenômeno, mas ainda é possível citar alguns exemplos. Confira:
- Alemão: alemães;
- Catalão: catalães;
- Escrivão: escrivães;
- Guardião: guardiães;
- Pão: pães;
- Tabelião: tabeliães.
Como informado anteriormente, existem ainda os termos que aceitam duas ou mais das variações no plural. Veja quais são algumas delas:
- Alazão: alazães e alazões;
- Aldeão: aldeões, aldeãos e aldeães;
- Ancião: anciãos, anciães e anciões;
- Artesão: artesões e artesãos;
- Castelão: castelões e castelãos;
- Ermitão: ermitãos, ermitães e ermitões;
- Guardião: guardiães e guardiões;
- Vilão: vilãos e vilões;
- Zangão: zangões e zangãos.