A Língua Portuguesa é repleta de regras e particularidades que confundem milhares de pessoas. Por exemplo, quando nos deparamos com a palavra “troféu”, é natural surgir a dúvida sobre como expressá-la no plural. Afinal, seria “troféus” ou “troféis”?
Se você ficou em dúvida antes de responder, veio ao lugar certo. Esta matéria vai esclarecer se o plural correto no português é “troféus” ou “troféis”. Acompanhe-nos até o fim da leitura e descubra a resposta certa.
Você não vai querer perder valiosos pontos na redação de um concurso público por causa disso, não é? Confira.
O plural correto é “troféus” ou “troféis”?
Quando dizemos “troféu”, estamos nos referindo a um único prêmio que uma pessoa ou empresa recebeu, por qualquer motivo. Segundo a norma culta, o plural correto dessa palavra é “troféus”.
A palavra “troféis” está errada e não existe na Língua Portuguesa. Quando se trata do plural de palavras terminadas no ditongo “eu”, deve-se acrescentar somente a letra “s” no final delas. Veja os exemplos abaixo para uma melhor compreensão:
- troféu – troféus;
- chapéu – chapéus;
- céu – céus;
- véu – véus;
- ilhéu – ilhéus;
- seu – seus;
- pneu – pneus;
- museu – museus.
Às vezes, muita gente acaba fazendo confusão com outra regra de formação do plural, especialmente com palavras que terminam em “el”. Neste caso, é preciso retirar a letra “l” e acrescentar “is”. Veja os exemplos abaixo:
- papel – papéis;
- cruel – cruéis;
- pastel – pastéis.
Por que o plural não é troféis?
Agora, você pode estar se perguntando: por que não podemos usar “troféis” como plural? A resposta é simples: em nosso idioma, a palavra “troféu” segue as regras comuns de formação de plural.
Geralmente, para formar o plural de palavras terminadas em “-eu”, como é o caso de “troféu”, substituímos o “-eu” por “-eus”. Assim, temos “troféu” no singular e “troféus” no plural.
Essa é uma regra simples que nos ajuda a expressar corretamente a quantidade de troféus que possuímos ou que estamos mencionando. Selecionamos alguns exemplos de frases com “troféus”. Observe:
- Eu tenho três troféus de futebol em casa;
- Os troféus da competição de basquete estão em exposição no ginásio da escola;
- Os troféus foram entregues aos vencedores da maratona;
- Ela ganhou vários troféus ao longo de sua carreira esportiva;
- Nossos troféus são símbolos de dedicação e esforço;
- Os troféus de bronze foram concedidos aos participantes que ficaram em terceiro lugar no torneio;
- Eles ergueram os troféus em comemoração à vitória na competição de surf;
- Os troféus de vidro são especialmente bonitos;
- Os troféus de ouro são reservados para os campeões da Copa do Mundo de Futebol;
- Os troféus são uma forma de reconhecimento pelo talento e habilidade de uma pessoa.
Em suma, quando se trata de mais de um troféu, a forma correta é “troféus”, segundo as normas gramaticais da Língua Portuguesa.
Jamais use o termo “troféis” e utilize o plural “troféus” para se comunicar de maneira precisa e correta na redação de um concurso público.