Os substantivos, na Língua Portuguesa, podem ser flexionados em número, isto é, no singular ou no plural. De maneira geral, as regras não costumam gerar dúvida, tendo em vista que normalmente só acrescentamos o “s” no final das palavras para passá-las para o plural.
No entanto, existem alguns casos que costumam gerar bastante confusão, como nos substantivos compostos. Um exemplo disso é o vocábulo guarda-chuva, que muitos falantes não sabem ao certo se seu plural seria “guarda-chuvas” ou “guardas-chuvas”.
Se essa é a sua dúvida, continue a leitura do artigo e entenda qual das formas é a correta de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Além disso, confira exemplos.
Qual o correto: “guarda-chuvas” ou “guardas-chuvas”?
Você já deve ter parado para se perguntar como ficam os plurais dos substantivos compostos, isso porque é comum que surjam dúvidas sobre a necessidade de flexionar todos os termos que formam a palavra ou não.
É importante salientar que existem várias regras de plural para substantivos compostos. Mas, por ora, pensaremos no caso de guarda-chuva, que trata-se de um substantivo formado por verbo + substantivo e separados por hífen.
A regra da Língua Portuguesa para palavras compostas por verbo e substantivo determina que apenas esse substantivo seja flexionado em número.
Se pararmos para analisar o caso de “guarda-chuva”, temos o verbo “guardar” e o substantivo “chuva”. Isso quer dizer que só podemos colocar o substantivo no plural.
Portanto, concluímos que o plural correto de “guarda-chuva” só pode ser “guarda-chuvas”.
A forma “guardas-chuvas” não pode ser considerada certa justamente porque flexiona o verbo em número, o que não é permitido de acordo com a regra para substantivos compostos formados por verbo + substantivo.
Como exemplo de outros substantivos compostos que seguem a mesma regra, podemos citar:
- Beija-flor e beija-flores;
- Para-brisa e para-brisas;
- Guarda-roupa e guarda-roupas;
- Guarda-sol e guarda-sóis;
- Pica-pau e pica-paus;
- Para-choque e para-choques.
Veja exemplos de frases com o plural de “guarda-chuva”
Agora confira 10 exemplos de frases com o plural de guarda-chuva que podem te ajudar a compreender melhor como funciona essa regra:
- Nós trouxemos nossos guarda-chuvas para a caminhada, porque a previsão era de chuva;
- Os guarda-chuvas coloridos alegravam a paisagem cinzenta do dia chuvoso;
- Esquecemos nossos guarda-chuvas no táxi e, por isso, não vamos conseguir nos proteger da chuva;
- Há uma loja especializada em guarda-chuvas na rua principal. Sempre compro por lá e recomendo aos meus amigos;
- Eles precisaram usar guarda-chuvas grandes para se proteger da chuva forte. Ainda assim, o trajeto foi complicado devido à ventania;
- Os guarda-chuvas quebrados estavam empilhados em um canto da entrada do prédio;
- Durante a tempestade, vimos muitas pessoas com guarda-chuvas lutando contra o vento que não dava sossego;
- A empresa distribuiu guarda-chuvas personalizados como brindes promocionais na tarde de ontem;
- Os turistas abriram seus guarda-chuvas assim que começou a chover no final da tarde no Rio de Janeiro;
- Em dias ensolarados, algumas pessoas também usam seus guarda-chuvas para se protegerem do sol intenso.
Com esses exemplos, esperamos que tenha conseguido fixar a regra do plural para substantivos compostos que são formados por verbo + substantivo. Portanto, não esqueça que apenas o substantivo do termo será flexionado para o plural.
Apesar da Língua Portuguesa ter muitas regras que costumam gerar dúvidas até entre os falantes nativos, é importante sempre praticá-la para absorver essas normas.
Por isso, agora é sua vez de criar exemplos com o plural de “guarda-chuva” e pensar em outros casos de substantivos compostos que sigam essa regra!