Você já se perguntou qual é o plural correto da palavra “álcool”? Essa é uma dúvida comum que muitas pessoas têm. Afinal de contas, a Língua Portuguesa é cheia de regras e particularidades, especialmente quando se trata do plural de determinados termos ou expressões.
Por isso, elaboramos este artigo que vai te mostrar o plural correto da palavra “álcool”, de uma maneira descomplicada. Fique conosco até o fim da leitura para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos para a prova de Língua Portuguesa do concurso.
Qual é o plural correto da palavra “álcool”?
A primeira coisa que você precisa saber é que o plural de “álcool” pode ser tanto “álcoois” quanto “alcoóis”. Sim, você leu certo, existem duas formas corretas para o plural dessa palavra, concurseiro. Vamos entender melhor.
A palavra “álcool” é proparoxítona, o que significa que sua sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte, é a antepenúltima. A divisão silábica de “álcool” fica: ál-co-ol. Perceba que a sílaba mais forte, a tônica, é o “ál” no início da palavra.
Agora, vamos analisar as duas opções de plural: “álcoois” e “alcoóis”. A palavra “álcoois” também é proparoxítona, ou seja, sua sílaba tônica é a antepenúltima.
Dividindo “álcoois” em sílabas, temos: ál-co-ois. Aqui, a sílaba mais forte é o “ál”, que está duas sílabas antes do final da palavra. Por outro lado, “alcoóis” também é uma forma correta de pluralizar “álcool”, segundo a norma culta.
Contudo, neste caso, essa palavra é oxítona, por causa do acento agudo no segundo “o”. Dividindo “alcoóis” em sílabas, temos: al-co-óis.
Perceba que a sílaba mais forte, a tônica, é “óis”, que está no final da palavra. Então, tanto “álcoois” quanto “alcoóis” estão corretos.
Formação do plural de “álcool”
O plural da palavra “álcool” segue a mesma regra de formação do plural das palavras que terminam em -al, -el, -ol, -ul. Nesse caso, é feita a substituição do -l por -is. Veja os exemplos abaixo:
- cachecol – cachecóis;
- caracol – caracóis;
- farol – faróis;
- girassol – girassóis;
- espanhol – espanhóis;
- anzol – anzóis;
- lençol – lençóis.
Uso em diferentes contextos
Além disso, é importante destacar que, apesar de existirem duas formas de plural da palavra “álcool”, muitas vezes uma delas pode ser mais usada em determinados contextos.
Por exemplo, na área da Química, é mais comum utilizar o plural “álcoois”, enquanto em textos mais informais ou em situações relacionadas à saúde, o plural “alcoóis” costuma ser mais frequente.
Outro ponto interessante é que a palavra “álcool” tem origem árabe, sendo derivada do termo “al-kohl”. Ela foi incorporada ao português e a muitas outras línguas ao longo da história, especialmente devido ao seu uso na produção de bebidas alcoólicas.
Exemplos
Confira abaixo os exemplos de frases com o plural da palavra “álcool”:
- Os álcoois são tipos de substâncias que você encontra em algumas bebidas, como vinho e cerveja;
- Algumas loções e desinfetantes usam alcoóis para limpar e matar germes;
- Quando você sente aquele cheirinho em algumas tintas ou removedores de esmalte, pode ser por causa dos álcoois que estão neles;
- Se você já usou álcool gel para higienizar as mãos, então usou um produto que contém alcoóis;
- Na química, os álcoois são usados durante o processo de fabricação de vários tipos de cosméticos.
Em suma, o plural de “álcool” pode ser tanto “álcoois” quanto “alcoóis”, e ambos estão corretos na Língua Portuguesa, podendo ser usados em textos formais.