Os fusos horários estabelecem as horas oficiais em diferentes regiões do mundo, com base no Tempo Universal Coordenado (UTC).
Compostos por 38 zonas correspondentes a intervalos de 15 graus de longitude, cada uma representa uma hora. A referência para elas é o Meridiano de Greenwich, abreviado como GMT (Greenwich Mean Time).
Para calcular a diferença horária entre dois pontos, é preciso considerar que o movimento para leste resulta em horas adiantadas, enquanto o movimento para oeste resulta em horas atrasadas.
O Brasil, por exemplo, está dividido em quatro fusos horários, que variam de GMT −2 a GMT −5. Mas você sabe qual é o país com o maior número de fusos horários do mundo? Descubra a seguir.
País com o maior número de fusos horários
Curiosamente, o país com o maior número de fusos horários é a França, com 12 fusos, de acordo com o Guinness World Records.
Esse alto número é principalmente devido aos diversos territórios ao redor do mundo que ainda são controlados pela França.
Essas áreas incluem a Polinésia Francesa, ilhas no Caribe e ilhas nos oceanos Índico e Pacífico Ocidental.
Os fusos horários observados na França e em seus territórios ultramarinos são os seguintes:
- UTC-10:00: Polinésia Francesa (maior parte);
- UTC-09:30: Ilhas Marquesas;
- UTC − 09:00: Ilhas Gambier;
- UTC-08:00: Ilha de Clipperton;
- UTC − 04:00 (AST): Guadalupe, Martinica, São Bartolomeu, São Martinho;
- UTC−03:00 (PMST): Guiana Francesa, São Pedro e Miquelon;
- UTC+01:00 (CET): França continental;
- UTC+03:00: Mayotte, ilhas dispersas no Oceano Índico;
- UTC+04:00: Reunião, Ilhas Crozet;
- UTC+05:00: Ilhas Kerguelen, Saint Paul e Ilhas de Amsterdã;
- UTC+11:00: Nova Caledônia;
- UTC+12:00: Wallis e Futuna.
Fusos horários mundiais
Os fusos horários geográficos foram criados para dividir o globo em 24 segmentos, cada um correspondendo a uma hora do dia e equivalendo a 15 graus.
No entanto, a realidade é mais complexa devido a fatores culturais, políticos e geográficos. Alguns países, como o Nepal, têm sistemas que diferem da maioria em 15 minutos (UTC+5:45).
Atualmente, existem 38 zonas horárias observadas no mundo, em vez das 24 inicialmente previstas. A maioria dos países tem um único fuso horário, mas cerca de 23 países têm dois ou mais.
Depois da França, a Rússia e os Estados Unidos lideram com 11 fusos, seguidos pela Antártida, Austrália e Reino Unido com 9, e Canadá com 6.
Isso contribui para uma identidade nacional unificada, mas resulta em horários de nascer e pôr do sol muito diferentes em todo o país.
Curiosidades sobre os fusos horários
- Embora geograficamente mais a leste, o pôr do sol chega a Paris antes de Londres devido à diferença de uma hora nos fusos horários. Assim, o sol se põe em Paris simultaneamente mais cedo e mais tarde do que em Londres;
- Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha alterou os fusos horários de França, Holanda, Luxemburgo e Bélgica para coincidir com o seu, uma hora à frente do Reino Unido;
- Apesar de haver 4 fusos horários entre o extremo oeste e o extremo leste da China, o país adota um único fuso horário. Isso significa que, quando é uma da tarde na costa leste da China, também é uma da tarde no extremo oeste do país e nas Filipinas;
- A Austrália tem fusos horários verticais únicos. Por exemplo, durante a mudança de horário de inverno, a parte central do país é dividida ao meio, com a metade sul ficando uma hora à frente da metade norte;
- Por fim, a ilha de Märket, entre a Suécia e a Finlândia, é dividida em dois fusos horários, com uma diferença de uma hora entre eles, apesar de sua pequena dimensão.