Qual é o país com o maior número de fusos horários do mundo?

No mundo, são utilizados vários horários dependendo da posição geográfica de cada país, porém uma nação se destaca pela quantidade de fusos.

Os fusos horários estabelecem as horas oficiais em diferentes regiões do mundo, com base no Tempo Universal Coordenado (UTC).

continua depois da publicidade

Compostos por 38 zonas correspondentes a intervalos de 15 graus de longitude, cada uma representa uma hora. A referência para elas é o Meridiano de Greenwich, abreviado como GMT (Greenwich Mean Time).

Para calcular a diferença horária entre dois pontos, é preciso considerar que o movimento para leste resulta em horas adiantadas, enquanto o movimento para oeste resulta em horas atrasadas.

Leia também

O Brasil, por exemplo, está dividido em quatro fusos horários, que variam de GMT −2 a GMT −5. Mas você sabe qual é o país com o maior número de fusos horários do mundo? Descubra a seguir.

continua depois da publicidade

País com o maior número de fusos horários

Curiosamente, o país com o maior número de fusos horários é a França, com 12 fusos, de acordo com o Guinness World Records.

Esse alto número é principalmente devido aos diversos territórios ao redor do mundo que ainda são controlados pela França.

Essas áreas incluem a Polinésia Francesa, ilhas no Caribe e ilhas nos oceanos Índico e Pacífico Ocidental.

Os fusos horários observados na França e em seus territórios ultramarinos são os seguintes:

  1. UTC-10:00: Polinésia Francesa (maior parte);
  2. UTC-09:30: Ilhas Marquesas;
  3. UTC − 09:00: Ilhas Gambier;
  4. UTC-08:00: Ilha de Clipperton;
  5. UTC − 04:00 (AST): Guadalupe, Martinica, São Bartolomeu, São Martinho;
  6. UTC−03:00 (PMST): Guiana Francesa, São Pedro e Miquelon;
  7. UTC+01:00 (CET): França continental;
  8. UTC+03:00: Mayotte, ilhas dispersas no Oceano Índico;
  9. UTC+04:00: Reunião, Ilhas Crozet;
  10. UTC+05:00: Ilhas Kerguelen, Saint Paul e Ilhas de Amsterdã;
  11. UTC+11:00: Nova Caledônia;
  12. UTC+12:00: Wallis e Futuna.

Fusos horários mundiais

Os fusos horários geográficos foram criados para dividir o globo em 24 segmentos, cada um correspondendo a uma hora do dia e equivalendo a 15 graus.

continua depois da publicidade

No entanto, a realidade é mais complexa devido a fatores culturais, políticos e geográficos. Alguns países, como o Nepal, têm sistemas que diferem da maioria em 15 minutos (UTC+5:45).

Atualmente, existem 38 zonas horárias observadas no mundo, em vez das 24 inicialmente previstas. A maioria dos países tem um único fuso horário, mas cerca de 23 países têm dois ou mais.

Depois da França, a Rússia e os Estados Unidos lideram com 11 fusos, seguidos pela Antártida, Austrália e Reino Unido com 9, e Canadá com 6.

Isso contribui para uma identidade nacional unificada, mas resulta em horários de nascer e pôr do sol muito diferentes em todo o país.

Curiosidades sobre os fusos horários

  • Embora geograficamente mais a leste, o pôr do sol chega a Paris antes de Londres devido à diferença de uma hora nos fusos horários. Assim, o sol se põe em Paris simultaneamente mais cedo e mais tarde do que em Londres;
  • Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha alterou os fusos horários de França, Holanda, Luxemburgo e Bélgica para coincidir com o seu, uma hora à frente do Reino Unido;
  • Apesar de haver 4 fusos horários entre o extremo oeste e o extremo leste da China, o país adota um único fuso horário. Isso significa que, quando é uma da tarde na costa leste da China, também é uma da tarde no extremo oeste do país e nas Filipinas;
  • A Austrália tem fusos horários verticais únicos. Por exemplo, durante a mudança de horário de inverno, a parte central do país é dividida ao meio, com a metade sul ficando uma hora à frente da metade norte;
  • Por fim, a ilha de Märket, entre a Suécia e a Finlândia, é dividida em dois fusos horários, com uma diferença de uma hora entre eles, apesar de sua pequena dimensão.
Leia também

Concursos em sua
cidade