O papel alumínio é um clássico em muitas cozinhas ao redor do mundo. É um produto que pode nos livrar de mais de um problema nos momentos menos esperados. As utilizações que lhe podem ser dadas são muito variadas, sobretudo na tentativa de manter os alimentos frescos, para embrulhar sanduíches ou mesmo para cozinhar no forno. Obviamente, para obter os resultados desejados, você deve saber qual é o lado certo e como usá-lo corretamente.
Qual é o lado certo do papel alumínio?
Apesar de algumas pessoas não considerarem isso importante, é fato que o lado do papel alumínio que entra em contato com o alimento tem influência na sua conservação e no processo de cocção.
Desse modo, o lado fosco é mais poroso e pode absorver umidade, o que ajuda a evitar o ressecamento dos alimentos ao serem armazenados na geladeira. Portanto, o lado correto do papel alumínio depende do uso pretendido: o brilhante voltado para dentro serve para cozinhar no forno. Já o fosco voltado para dentro é ideal para embalar e armazenar alimentos na geladeira.
Quais as vantagens de usar papel alumínio?
A folha de alumínio oferece várias vantagens. Quando utilizada para embalar alimentos, ela ajuda a preservar o sabor e a qualidade por mais tempo, protegendo-os do calor direto e permitindo cozinhar no próprio suco.
No forno, o papel alumínio proporciona pratos suculentos e saudáveis, sem misturar sabores ou deixar resíduos de alimentos indesejáveis. Além disso, é altamente versátil, adaptando-se a diversas formas e preparações, sendo especialmente útil para peixes, legumes, verduras e pães.
Embora seja comumente utilizado para manter o calor, o papel alumínio também pode ser usado para resfriar alimentos na geladeira, agilizando o processo de forma simples.
Inclusive, esse produto é feito material isolante, impedindo a passagem de líquidos, luz e umidade. Sua leveza e espessura o tornam um item prático para transportar sem ocupar muito espaço.
Além de ser essencial na cozinha, o papel alumínio tem outras utilidades interessantes. Pode ser usado para afiar facas ou tesouras, remover manchas de gordura do forno, restaurar o brilho das panelas e até mesmo para limpar ferros. Nos salões de beleza, é usado para separar mechas durante o processo de descoloração e até mesmo para diminuir o frizz.
Quais as desvantagens?
Quanto às desvantagens, uma das principais é que ele não deve ser usado no micro-ondas. O alumínio é um metal condutor de eletricidade e pode causar faíscas e até incêndios se colocado no aparelho. Portanto, é recomendado seguir as instruções do fabricante e utilizar sempre recipientes seguros e apropriados para uso nesse eletrodoméstico.
Por fim, em relação ao seu uso na airfryer, esta é outra questão em que o contexto deve ser avaliado. Geralmente, não é recomendado utilizar o produto apenas para evitar sujeira, pois isso pode comprometer o cozimento dos alimentos e contrariar os benefícios da airfryer, como a drenagem de gordura.
Todavia, em algumas receitas específicas, o uso do papel alumínio pode ser indicado. Caso seja ele necessário na preparação de determinados alimentos, certifique-se de que não ultrapasse as bordas do cesto e esteja bem fixo. Se possível, utilize-o apenas no fundo da cesta ou para embalar o alimento, permitindo que o fluxo de ar quente circule adequadamente.
Lembre-se que é essencial nunca deixar a airfryer ligada apenas com papel alumínio e sem alimento, pois o material pode ser sugado pelas hélices e danificar a fritadeira.