A dúvida sobre qual é o lado certo do papel alumínio para cozinhar é mais comum do que se parece, até mesmo porque o lado errado pode acabar arruinando boas receitas por conta de um cozimento indevido. Apesar disso, existem dicas e truques para adotar esse material e aproveitar ao máximo o potencial que pode oferecer aos alimentos.
Mais ainda, há uma explicação científica sobre o papel do lado brilhante e do lado fosco, pois cada um reage de uma maneira quando exposto ao alimento ou ao calor. Sendo assim, a forma de posicionar o alumínio varia de acordo com a intenção, seja para aquecer ou manter o produto frio por mais tempo. Saiba mais informações a seguir:
Qual é o lado certo do papel alumínio para cozinhar?
No geral, o lado brilhante deve estar voltado para o alimento, pois parte da radiação que refletir no papel vai voltar para a comida, mantendo-a mais aquecida e auxiliando a alcançar temperaturas mais altas em menos tempo. Por outro lado, caso o interesse seja manter um produto na geladeira ou garantir que fique frio por mais tempo, coloque o lado fosco em contato com o alimento.
No caso do aquecimento, o lado do papel alumínio que é brilhante ajuda a temperatura a ficar mais concentrada, acelerando o processo de cocção e garantindo que o material não ficará grudado na comida, por ser uma superfície mais lisa. Com o lado fosco em contato com o alimento, o que é acontece é maior reflexão do calor para o ambiente.
Contudo, o maior problema da utilização do papel alumínio é a associação com o calor, porque dependendo da temperatura pode ser que parte do alumínio seja transferido ao alimento e acabe sendo ingerido pelo indivíduo. Como consequência, o acúmulo no organismo afeta a fixação de cálcio, auxiliando em problemas como osteoporose ou fraqueza óssea.
Dicas para cozinhar com papel alumínio
1) Conserve os alimentos
Embrulhar as frutas e verduras com o papel alumínio garante que elas se conservem por mais tempo, ainda que estejam fora da geladeira. No entanto, deve-se cobrir o alimento de forma que não haja nenhuma brecha para contato com o espaço, pois assim você garante uma preservação mais eficaz. Curiosamente, essa dica pode ser utilizada com alimentos recém feitos, como pães e massas.
No caso de temperos, como o alho e a cebola, utilizar o papel alumínio evita que o mau cheiro se espalhe pela geladeira, auxiliando a manter a umidade, frescor e sabor desses produtos a longo prazo. Por fim, pode-se conservar a temperatura dos alimentos ao embrulhá-los no papel alumínio, pois assim você evita a perda de calor.
2) Evite a sujeira
A utilização do papel alumínio também ajuda nos aspectos de limpeza, porque, se você cobrir a forma com esse material antes de assar ou gratinar os alimentos, é possível evitar que os respingos se espalhem no forno. Além disso, basta retirar a cobertura com o alimento e jogar fora, evitando que a exposição ao calor deixe o utensílio de cozinha com manchas de queimado.
Em alguns casos, as pessoas usam o papel alumínio para proteger o fogão quando estão fritando algum alimento ou preparando molhos. Nesse cenário, é necessário cobrir a chapa e a superfície, mas deixar os bicos das chamas livres para evitar acidentes domésticos. Quando finalizar a receita, basta remover essa cobertura para garantir um fogão limpo.
3) Afiar os instrumentos
Um uso não tão comum, mas extremamente eficaz, é utilizar o papel alumínio para afiar instrumentos como tesouras e facas de cozinha. Para melhorar o fio de corte desses itens, é necessário realizar cortes repetitivos em um papel dobrado, pois o atrito com o lado fosco acaba afiando as lâminas com o tempo. Experimente cortar o papel alumínio em tamanhos proporcionais para que o corte seja igual.
Se precisar de uma afiação mais eficiente, experimente amassar o papel alumínio antes de dobrá-lo, pois quanto mais grosso, mais eficaz será o procedimento. Nesse caso, a lâmina estará exposta a uma superfície irregular.