A tela de dispositivos eletrônicos como o celular é uma das que mais acumula sujeira no dia a dia da maioria das pessoas.
Nos últimos anos, melhorar a higiene deixou de ser uma recomendação para se tornar uma obrigação: assim, muito além de apenas lavar as mãos com frequência, manter os celulares limpos também é uma necessidade.
De acordo com um estudo da Gallup, uma empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, pelo menos 8 em cada 10 adultos ficam com seus celulares na mão o dia inteiro — e até mesmo à noite.
Com tanto contato e tempo investido no aparelho, é fato que sua tela ficará cada vez mais suja, apesar de muitos não perceberem. Mas como resolver esse problema? Qual seria o jeito certo de limpar a tela do celular e mantê-lo higienizado?
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo algumas dicas valiosas para dar um trato na tela do seu celular e evitar manchas.
Qual é o jeito certo de limpar a tela do celular?
![Limpar a tela do celular, Manchas, Limpeza da tela](https://concursosnobrasil.com/wp-content/uploads/2025/02/limpar-a-tela-do-celular.jpg)
A limpeza da tela do seu celular só exige um pano e um pouco de álcool. Foto: Reprodução / Pexels
É comum que a tela dos celulares só seja higienizada de imediato após entrar em contato com materiais que manchem sua superfície, como é o caso de tinta, maquiagem, sujeira, comida, óleos e loções.
A depender da pressa, existe ainda a possibilidade do celular sequer receber uma boa limpeza após esse tipo de acidente: uma mera “passada de pano” já resolve os problemas dos usuários, mas o ideal seria perder esse hábito.
Antes de mais nada, de modo que seja possível entender a fundo a melhor forma de limpar a tela de um celular, recomenda-se que o manual de uso seja checado, visto que as melhores instruções de limpeza virão do fabricante.
Mesmo assim, existem algumas opções que são consenso entre a maioria dos especialistas, e não envolvem nenhum produto mirabolante.
1. Pano de microfibra
A microfibra é o melhor material para limpar a tela do seu celular, uma vez que as fibras são ultrafinas e macias. Elas são capazes de remover poeira, marcas de dedos e sujeira sem riscar.
Ao contrário de panos comuns, papel toalha e tecidos ásperos no geral, a microfibra não solta fiapos, evitando que essas micropartículas de sujeira causem abrasões na tela.
Caso seu celular esteja apenas com um pouco de poeira, utilize o pano de microfibra seco e em movimentos suaves e circulares. Isso evitará riscos na superfície.
2. Solução leve
Outras situações já tornam apenas o uso do pano seco insuficiente para remover marcas resistentes, o que envolve as terríveis manchas.
Para acabar com resquícios de gordura ou respingos de líquidos, o ideal é umedecer levemente o pano de microfibra com água destilada ou uma mistura de metade água, metade álcool isopropílico (mínimo 70%).
O álcool isopropílico é especialmente recomendado por ser muito volátil, evaporando com facilidade. Assim, o líquido não acumula nas bordas do aparelho, e ainda mata os germes e demais micro-organismos que transmitem doenças.
Caso não encontre o isopropílico, porém, o álcool etílico 75% também é uma opção.
Mas tome cuidado: o líquido nunca deve ser borrifado diretamente na tela, já que a umidade pode infiltrar no aparelho e danificar componentes internos essenciais para o bom funcionamento do celular.
Desse modo, recomenda-se que só seja umedecido um cantinho do pano de microfibra, passando-o na tela suavemente, seguido por um pano seco para remoção de resíduos restantes.
3. Produto próprio para limpeza de telas
O uso exagerado de álcool pode ser facilmente evitado com os famosos produtos limpa-telas.
Essas soluções foram criadas especialmente para entrar em contato com as superfícies das telas de smartphones, o que faz com que tenham a quantidade certa de composto químico em suas fórmulas, impedindo quaisquer danos aos aparelhos.
Passo a passo para limpeza da tela
Agora que você já sabe com o que higienizar a tela do seu celular, confira abaixo o passo a passo para esse procedimento:
- Desligue o aparelho. Dispositivos eletrônicos conduzem eletricidade e, ao entrar em contato com líquidos, podem causar curto-circuitos ou dar choque;
- Retire a capinha e qualquer outro acessório;
- Comece pelo pano de microfibra. Passe na tela em movimentos circulares até retirar todas as manchas;
- Caso o celular continue sujo, pingue algumas gotas do álcool escolhido no pano e passe na sujeira;
- Repita o processo até higienizar completamente o celular.