Qual é a verdadeira origem da palavra “muriçoca”?

De onde vem a palavra muriçoca, que usamos para nos referir aos famosos pernilongos? Descubra o contexto histórico por trás do termo de nosso dia a dia.

Volta e meia, nos questionamos sobre a origem de certas palavras e expressões que usamos no dia a dia. Até porque a Língua Portuguesa é rica de significados por si só, sendo que a cultura brasileira confere um toque adicional para deixar tudo ainda mais complexo e fascinante.

continua depois da publicidade

Um exemplo claro disso é a expressão “muriçoca“, que geralmente usamos para nos referir aos insetos que atormentam as nossas noites de sono com um zunido que não tem fim. E ela soa engraçada, não é mesmo? Mas você já parou para pensar na origem desse termo popular?

Vamos discorrer sobre o assunto no decorrer da matéria para que não hajam mais dúvidas. Aproveite a visita e confira outros conteúdos relacionados com a Língua Portuguesa que já publicamos, como novos termos adicionais ao dicionário, regras de gramática e muito mais.

Leia também

Antes de mais nada, quais são as principais características da muriçoca?

As muriçocas apresentam uma anatomia distintiva que as diferencia de outros mosquitos. Seu corpo é esguio e suas pernas são longas em comparação com muitas outras espécies. Seu tamanho varia geralmente de 3 a 7 milímetros, sendo menores do que os parentes mosquitos.

continua depois da publicidade

Elas são mais ativas durante a noite, procurando por sua fonte de alimento preferida: o sangue humano. Esse comportamento noturno muitas vezes contribui para noites desconfortáveis e picadas irritantes, especialmente em áreas propícias ao seu desenvolvimento.

Ah, e uma característica peculiar das muriçocas é a presença de palpos longos, que são apêndices sensoriais em forma de “antenas” que se projetam da cabeça do inseto. Eles são notavelmente longos e usados para detectar o dióxido de carbono exalado pelos seres humanos.

Muriçoca ou moriçoca?

Agora vamos voltar para a Língua Portuguesa: se escreve muriçoca ou moriçoca? Antes de mais nada, precisamos levar em conta a variação dialetal que ocorre no idioma, já que ela pode influenciar a forma como as palavras são pronunciadas e, por consequência, escritas.

continua depois da publicidade

Não poderíamos fazer juízo de valor quando estamos falando da linguagem informal, que é sempre mutável e sofre adaptações recorrentes. Mas, quando nos referimos à norma culta da língua portuguesa, a forma correta é “muriçoca”.

Essa grafia é adotada em contextos formais, como em documentos oficiais, livros, jornais e outros meios que seguem as regras da gramática normativa. Além do mais, a grafia segue a lógica da própria origem da palavra, que vamos discorrer logo abaixo.

Qual é a origem da palavra muriçoca?

Assim como diversas outras palavras de nosso idioma, muriçoca vem do próprio Tupi, uma das línguas-mor dos indígenas. De acordo com o dicionário Houaiss, o termo primário era *mberu’soka, que diz respeito especialmente ao inseto que conhecemos como pernilongo.

continua depois da publicidade

Por sua vez, caso você queira desvendar o real significado da palavra, podemos desmembrar partes das sílabas: mbe’ru, que faz alusão à mosca, e ‘soka, que se refere ao ato de quebrar ou furar alguma coisa. Antes, também era empregado: meruçoca e muruçoca.

Leia também

Concursos em sua
cidade