Existem inúmeras gírias que significam coisas bem específicas, mesmo que os nomes nos levem para outros tipos de interpretações. Já parou para reparar isso? Algumas já são super antigas, enquanto outras foram criadas a partir do advento da tecnologia.
“PPRT”, por exemplo, é uma gíria bastante usada nas redes sociais, inclusive no TikTok e Instagram. Em linhas gerais, o termo é uma abreviação para “papo reto”, ou seja, faz referência a uma outra gíria brasileira que significa “estou falando a verdade, pode confiar”.
Já spoiler vem diretamente da inglês e é comumente empregada quando estamos falando de filmes e séries. Sabe aquele amigo inconveniente que assistiu alguma coisa antes de você e decidiu te contar tudo para acabar com a sua experiência?
Pois então, ele está te dando o famoso spoiler. E biscoiteiro, você conhece? É uma gíria relativamente recente que faz alusão às pessoas que postam fotos apenas para ganhar likes e elogios gratuitos. E a lista não para por aí.
Mas, indo um pouco na contramão, vamos falar sobre a origem de uma gíria que não é tão nova assim: “puxa-saco”. Geralmente, usamos a expressão para adjetivar a pessoa que elogia excessivamente alguém por interesse, status e a benefício próprio.
Então, qual é a origem da gíria “puxa-saco”?
Se levássemos a palavra ao pé da letra, ela faria referência ao acessório de cozinha – geralmente feito de pano – em que você usa para inserir e retirar sacolas. Mas qual é a verdadeira origem do termo, você sabe?
Pequeno spoiler: a expressão surgiu no meio militar. Ao longo de viagens, determinados oficiais tinham o costume de carregar sacos cheios de roupas dos seus superiores. Essas pessoas ganhavam a alcunha de “puxa-saco” e, com o tempo, a expressão ganhou o gosto popular.
Há quem diga que a prática de carregar os sacos de superiores hierárquicos era obrigatória durante as rotinas de ida e volta em viagens. Você já conhecia esta origem? Que tal compartilhar com amigos e familiares para que eles passem a conhecer também?
Ah, e fique por dentro de nosso site. Publicamos matérias sobre assuntos diversos envolvendo conhecimentos gerais e, também, populares. Assim, você aumenta o seu repertório de conhecimento e fica afiadíssimo quando estiver fazendo provas de atualidades e de história.
É assim que funciona no universo dos concurseiros: nada melhor do que basicamente unir o útil ao agradável.