Qual é a única cidade do Brasil que começa com a letra K?

O município, conforme dados de 2022 do IBGE, tem 4.582 habitantes. Veja o nome, significado, história e mais detalhes.

Por

A cultura brasileira é bem mais complexa do que imaginamos devido ao contexto histórico que a permeia. Temos uma variedade gigantesca de culinária, além de movimentos artísticos que podem ser sentidos na literatura, cinema e artes plásticas. Somos seres, sobretudo, culturais.

E as coisas ficam ainda mais interessantes ao analisarmos como as tradições se comportam em diferentes estados do país. Cada qual com seus dialetos que, por muitas vezes, não são inteiramente compreendidos caso você não more na mesma localidade. É impressionante.

Não é à toa que muitos gringos têm dificuldade de entender todas as facetas da língua portuguesa brasileira, que foi modelada de forma diferente, a depender da localização geográfica e da herança de nossos antepassados. E o rastro da história é percebida no nome das cidades.

Leia também

A capital de Amazonas, Manaus, tem uma nomenclatura exuberante quando entendemos o seu real significado. Seu nome vem de "Manaó", que remete à "Mãe dos Deuses"  e tem origem na população indígena de Manaós", que morava nos arredores dos rios Negro e Solimões.

Aracaju advém de "arákaiu", ou seja, do tupi-guarani. Em tradução livre, significa "cajueiro dos papagaios". E a lista não para simplesmente por aqui. Poderíamos ficar horas e horas dentro dessa mesma linha de raciocínio em grande parte dos nomes dos municípios.

Por outro lado, você sabia que existe apenas uma cidade brasileira que começa com a letra K? Isso mesmo! Dentre 5.571 municípios de nosso país, somente um deles tem essa inicial.

Única cidade com inicial K fica no Paraná

É impressionante perceber que somente uma cidade dentre milhares no país possui a inicial K. E estamos falando de Kaloré, que fica no estado do Paraná. O município, conforme dados de 2022 do IBGE, tem 4.582 habitantes, com densidade demográfica de 23,70 hab/km².

De acordo com o site da Prefeitura, o nome é derivado do dialeto indígena em língua Kaigangues ou Kaicãns. Em tradução livre, significa algo como "terra fofa", "terra fértil" ou até mesmo "terra cultivável". E quem nasce no munípio é chamado de kalorense. Você sabia disso?

História da cidade

E qual é a história da cidade? Em 1924, as matas no norte do Paraná passaram a ser cobiçadas por povos de outros países. E isso começou com o apoio do presidente da República na época, Arthur Bernardes, para a vinda da "Missão Montagu" ao nosso país.

Mais precisamente, uma expedição inglesa para analisar as condições do Brasil de ordem econômica e social. Lord Lovat fazia parte dessa missão e ficou admirado com as grandezas encontradas nas matas que ficam no norte do Paraná.

Estudos foram feitos para implementar uma companhia colonizadora, no sentido de explorar as riquezas da localidade. As terras, aos poucos, passaram a ser abertas por "aventureiros", que conseguiam lotes por meio de companhias de loteamentos.

Abertura da vila

Lavouras de café foram sendo formadas, sendo que os lavrados mantiveram suas residências em glebas loteadas. Houve, então, a colonização da gleba Kaloré pelas companhias "Comercial Agrícola São Vicente" e "Melhoramentos Norte do Paraná".

E, assim, houve a abertura da vila denominada de Kaloré, a 32 km de Jandaia do Sul.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade