Qual é a palavra de 4 letras que, ao removermos duas letras, se transforma em 11?

Descubra a resposta para uma das charadas mais populares do mundo do raciocínio lógico.

Você com certeza já se deparou com uma ou outra pegadinha que, mesmo que exigisse todo o seu raciocínio lógico, ainda não era fácil de ser resolvida.

continua depois da publicidade

As tentativas podiam até mesmo ser infinitas, mas a resposta ainda parecia estar longe: ao descobri-la porém, chegava a ser cômico o fato da resolução ser, na verdade, extremamente simples.

Esse é o caso de uma das charadas mais famosas de todas, e que envolve um pouco de conhecimento da matemática para fazer sentido.

Leia também

Considere: “Qual é a palavra de 4 letras que, ao retirarmos 2, fica 11?”

continua depois da publicidade

E aí? Já sabe a resposta para esse adivinha? Caso ainda não tenha conseguido pensar em nada, confira a resolução e a explicação para esse incrível truque de palavras abaixo.

O que é, o que é: tem 4 letras, retiramos 2 e fica 11?

Palavra de quatro letras, Charada, Adivinha

Para adivinhar essa charada, é necessário pensar matematicamente. Foto: Reprodução / Pexels

A resposta para essa charada não é nada mais, nada menos que TÁXI!

Sim: ao retirarmos a letra “T” e a letra “A”, só sobram as letras “X” e “I”. Mas então, de onde viria o 11?

É aqui que a matemática entra. Considerando essas letras como algarismos romanos, ao convertermos elas para números arábicos, teremos o X como 10 e o I como 1. Logo, 11.

continua depois da publicidade

É comum que, na matemática, sejam utilizadas algumas charadas para trabalhar o raciocínio lógico, mas também para entender melhor assuntos gerais que até mesmo partem para a história, como é o caso dos números romanos.

Caso tenha gostado de resolver esse adivinha, confira abaixo alguns outros tão divertidos quanto para exercitar seu cérebro.

1. Charada dos pés

Imagine a seguinte situação: no meu jardim existem 3 pés de alface, 1 de pepino e 5 de cenoura. Quantos pés eu tenho no total?

Caso tenha pensado em 9, saiba você está errado! Levando em consideração a lógica, a resposta para essa pergunta é 2: eu, como a maior parte das pessoas, tenho apenas 2 pés.

2. Quantos primos eu tenho?

Vamos continuar com as adivinhações. Meu avô tem 5 filhos e cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho?

continua depois da publicidade

Aqui, é preciso fazer uma pequena conta. A resposta correta é 12, já que é preciso considerar que um dos filhos do meu avô é o meu pai. Esse, por sua vez, tem 3 filhos: eu e meus 2 irmãos. Logo, 4×3 = 12.

3. Eu pertenço ao mês…

Que tal sair um pouco do mundo da matemática? Leia a próxima charada com atenção: eu pertenço ao mês de dezembro, e não a qualquer outro mês. Eu não sou um feriado. O que eu sou?

Um dia? Uma semana? Uma data específica? Não: a resposta para essa pergunta é a letra “d”. O motivo? Nenhum outro mês tem essa letra além de dezembro.

4. A mãe de Mary

Essa aqui pode até parecer mais fácil, mas pode deixar muitos com uma pulga atrás de orelha. A mãe de Mary teve quatro filhos. Abril, Maio e Junho foram os três primeiros. Qual o nome da 4º criança?

continua depois da publicidade

Julho? Nem pensar: o começo da charada já dá essa informação para quem presta bastante atenção. A quarta criança se chama Mary!

5. O mistério do homem

A seguinte charada é uma das mais populares no mundo das adivinhações. Ela exige bastante atenção e até mesmo imaginação. Confira:

Um homem mora no último andar de um edifício de 20 andares. Todos os dias, ele toma o elevador para descer e seguir para o trabalho. Voltando do trabalho, ele sobe até o 14º andar e segue subindo a pé, menos nos dias de chuva. Por quê?

São vários detalhes, mas a resposta para essa dúvida é bem simples: o homem é anão!

Para que possa descer até o térreo, ele alcança o botão do elevador. Contudo, para subir, ele só alcança até o botão do 12º andar e, por isso, sobe o restante a pé.

Por outro lado, quando está chovendo, o homem leva o guarda-chuva. Com seu cabo, ele consegue alcançar o botão do 20º andar.

Leia também

Concursos em sua
cidade