Qual é a palavra com o significado mais específico do mundo?

Sucinta, a palavra veio de uma língua extinta da Terra do Fogo, no Chile. Seu significado é surpreendente.

As línguas são fontes inesgotáveis de recursos para navegarmos dentre a cultura dos povos pelo mundo afora. Com elas, conseguimos perceber como as pessoas, ao longo da história, puderam criar artifícios para se expressarem plenamente.

continua depois da publicidade

Quando estamos nos referindo às línguas dos povos originários, por exemplo, as coisas ficam ainda mais interessantes. Ao estudá-las, é como se estivéssemos nos conectando com tradições milenares que marcaram a humanidade e imprimiram resistência.

Um delas é a língua falada yagan, que foi infelizmente extinta pela força do tempo e de influências externas. A sua herança, no entanto, ainda é sentida atualmente, ainda mais quando consideramos o seu impacto até mesmo no livro dos recordes.

Leia também

Isso mesmo que você leu. O Guinness World Records reconheceu uma palavra yagan como sendo a mais “sucinta” do mundo. “Por qual motivo?”, você deve estar se perguntando. É porque a expressão é capaz de trazer um amplo significado de uma só vez.

continua depois da publicidade

Ou seja, é praticamente impossível relacioná-la com outra palavra “equivalente”, porque o termo carrega consigo várias nuances no intervalo de suas sílabas. Mesmo que a língua extinta seja apenas falada, podemos ter uma ideia de como seria se ela fosse escrita.

Em nossa matéria, vamos te informar qual é, de fato, a palavra mais “sucinta” e, consequentemente, com significado mais específico do mundo, considerando o livro dos recordes. A expressão, inclusive, virou tema de vídeo que viralizou na rede social TikTok.

Palavra mais sucinta e específica do mundo

Para começo de conversa, é importante frisar que a língua yagan era falada pelo povo indígena de mesmo nome, que habitava a Terra do Fogo, especificamente no país chileno. A última falante do dialeto, Cristina Calderón, faleceu aos 93 anos, ainda em 2022.

continua depois da publicidade

E, mesmo em vida, a abuela Cristina não falava mais yagan com muita frequência; muito pelo preconceito que os nativos sofreram e, consequentemente, pela pressão de se falar espanhol, mantendo esse idioma como o “oficial” dos povos.

Por isso, a última falante do dialeto nativo teve que se adaptar às circunstâncias externas. De acordo com o portal Galileu, d’O Globo, a mulher se sentiu na obrigação de aprender a língua espanhola aos nove anos de idade.

Inclusive, como uma forma de valorizar sua herança histórica, o Conselho Nacional de Cultura e Artes do Chile a elegeu como um “Tesouro Vivo da Humanidade”. E, não sei você, mas acredito que esse título seja mais do que digno para a nativa.

Agora vamos falar um pouco sobre a língua em si: yagan, que veio da Terra do Fogo, comporta uma palavra bastante especial e que merece ser explorada: mamihlapinatapai. E o porquê disso? Pelo significado (ou significados) que o termo carrega em si.

continua depois da publicidade

Mamihlapinatapai” é, geralmente, interpretada como um olhar trocado entre pessoas que aparentemente se gostam, a nível romântico. Ambas desejam dar o próximo passo, mas possuem receio e, por isso, nada acontece; não há avanço na relação.

É uma palavra que se refere à comunicação não-verbal entre duas pessoas que querem a mesma coisa, mas, como não se expressam, ambas não sabem desse interesse mútuo. E, sim, todo esse significado abarca apenas a palavra mamihlapinatapai.

Dessa maneira, a expressão foi eleita como a mais “sucinta” do mundo por trazer um significado bem específico e com um contexto amplo, que não pode ser simplesmente traduzida por outro termo equivalente.

Outro significado

Pela dificuldade em conseguir uma tradução literal da palavra, muitos estudiosos não entraram em consenso sobre o verdadeiro significado que o termo carrega. Por isso mesmo que existem outras interpretações possíveis ao considerarmos a cultura nativa.

continua depois da publicidade

A palavra, por exemplo, também poderia significado o instante em que avós compartilhavam suas histórias com jovens, como uma espécie de meditação feito em torno do fogo. Ou seja, de qualquer maneira, o significado continuaria sendo majestoso.

Leia também

Concursos em sua
cidade