O arroz é um dos alimentos mais importantes da nutrição humana, segundo a Organização Mundial de Alimentação Humana (FAO). No Brasil, o cereal, juntamente com o feijão, forma a base da alimentação da população. Por aqui, o consumo aparente médio desse cereal é de 32/kg/pessoa/ano, um número de destaque quando em comparação ao consumo mundial, que é de 54 kg/pessoa/ano. Mas, afinal, de onde vem todo esse arroz que comemos no nosso país? Descubra a resposta a seguir.
Afinal, qual é a origem do arroz que comemos no Brasil?
Grande parte do arroz consumido no mundo vem de países asiáticos. 90% da produção desse cereal está na China, Índia, Bangladesh, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Myanmar, Filipinas e Japão. Logo após, vem o Brasil, único país não asiático que se destaca quando o assunto é produção de arroz.
Inclusive, os 10% restantes vêm do nosso país, sendo ele o maior produtor (e também consumidor) de arroz fora da Ásia. O cereal produzido aqui tem presença consolidada em mais de 70 países da África, América do Sul, Caribe, Europa e Oriente Médio.
A maior parte do arroz produzido no Brasil, cerca de 80%, se encontra na região Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para atender a demanda interna e gerar excedentes, os estados do Tocantins e de Mato Grosso estão entre os principais produtores.
Benefícios do arroz
Agora que você já sabe de onde vem o arroz que comemos no Brasil, que tal descobrir alguns dos benefícios desse cereal para a nossa saúde? Confira a seguir.
1. O arroz fortalece o sistema imunológico
O arroz possui em sua composição zinco e selênio, minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, as suas fontes de fibras solúveis e insolúveis são responsáveis por manter o equilíbrio da microbiota intestinal que, por sua vez, ajuda o sistema imune.
2. O arroz ajuda a prevenir doenças cardiovasculares
O arroz, mais precisamente, o integral, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que possui em sua composição o lignana, composto responsável por reduzir a quantidade de gordura no sangue e controlar a pressão arterial, protegendo então o nosso corpo contra as doenças cardíacas.
3. O arroz ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue
O arroz é fonte de magnésio e fibras, nutrientes que ajudam a reduzir nos níveis de açúcar no sangue.
4. O arroz atua no bom funcionamento do intestino
Por possuir fibras em sua composição, o arroz ajuda o intestino a ter um bom funcionamento.
5. O arroz nos fornece energia
O arroz é fonte rica de carboidrato, nutriente responsável por fornecer energia ao nosso corpo e cérebro, nos ajudando a enfrentar o dia a dia corrido.
6. O arroz atua no controle do colesterol ruim
As fibras presentes no arroz atuam também no controle colesterol ruim, o LDL. O nutriente evita que o colesterol por nós consumido seja decomposto e digerido mais rapidamente, permitindo, portanto, tal controle.
7. O arroz previne anemia
O arroz, mais precisamente, o vermelho, é rico em ferro, nutriente que ajuda a prevenir a anemia. Além disso, o arroz vermelho promove a sensação de saciedade, diminuindo o apetite, portanto, ajudando no controle do peso.
8. O arroz é rico em antioxidantes
O arroz, e aqui estamos falando do negro, é rico em antioxidantes, motivo pelo qual atua na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como câncer e diabetes.