Você já se perguntou qual seria a maior fruta do mundo? Com mais de 10 mil anos de experiência no cultivo de culturas com base em características específicas como sabor, tamanho e produtividade, o questionamento humano a respeito daquelas que passam de tamanhos aceitáveis é algo comum. Contudo, o que muitos não sabem é que o livro de recordes do Guinness já registrou a resposta para essa dúvida, e o resultado é impressionante.
Muito além de morangos de 18 centímetros ou abacates que podem alimentar 20 pessoas, a maior fruta do mundo é gigante em tamanho e peso. Para entender mais, confira abaixo quem ocupa o posto de mais gigantesca de todas e conheça algumas curiosidades a respeito dela.
Qual é a maior fruta do mundo?
De acordo com o Livro dos Recordes, um dos mais recentes é o da abóbora mais pesada do mundo, registrada em setembro de 2021. Na época, o italiano Stefano Cutrupi, da comuna toscana de Radda, ganhou o título de produtor da maior fruta de todas durante a décima edição do Campeonato della Zuccone.
Para ter alguma noção do tamanho da fruta, que muitas vezes é confundida com o legume da abóbora gigante do Atlântico, a abóbora de Cutrupi pesava 1.226 kg, o que é mais do que um Fiat Uno Mile, um Nissan Micra ou outros carros do tipo. Da mesma forma, esse é quase o dobro do peso do homem mais pesado de todos os tempos.
Enquanto muitas outras frutas recordistas do mundo pesem entre 10 e 20 vezes mais do que suas versões de tamanho normal, como o morango de 289 g ou a berinjela de 3,12 kg, a maior abóbora de todas pesava mais de 100 vezes do que uma comum. Sua largura era de 3,56 m e circunferência de 5,42 m.
Outras frutas gigantes
Além da abóbora gigante, existem ainda outras produções louváveis, como o maior morango do mundo do israelense Ariel Chahi. Pesando 289 g, a fruta possuía 18 cm de comprimento, 4 cm de largura e 34 cm de circunferência, sendo mais pesada do que um celular. A gigante vermelha parece uma junção de 10 frutas do tipo.
Outro exemplo é a cenoura de Christopher Qualley, da cidade de Otsego, Minnesota. O homem entrou para o Guinness em 2017 após colher uma cenoura que pesava 10,17 kg e, em entrevista para o livro, o produtor afirmou que cultivar vegetais em seu quintal tornou-se um passatempo, sendo a maior cenoura do mundo sua meta.