Às vezes, fazemos alguns questionamentos no, mínimo, curiosos, não é mesmo? Você já deve ter se perguntado, por exemplo, qual é a temperatura máxima que um corpo humano consegue aguentar, ainda mais quando estamos exaustos de dias quentes demais.
Outras curiosidades já são mais leves e divertidas, como o motivo por trás do formato arredondado de bolhas de sabão. Para a ciência, tudo pode ser explicado ou teorizado a partir de estudos e metodologias cabíveis, salvo algumas situações mais específicas.
Por exemplo, a pergunta que colocamos no título da matéria! Ninguém gosta nem de imaginar algo do tipo. Qualquer queda, mesmo que em altura menor, traz consequências para o corpo. Mas você sabe qual seria a altitude máxima que alguém conseguiria cair e sobreviver?
Caso você tenha feito essa pergunta em algum momento da vida, está no lugar certo. Vamos tentar estipular uma altura aproximada para responder ao questionamento. Fique conosco até o final e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com amigos e familiares.
Afinal, alguém do seu ciclo também pode ter a mesma dúvida curiosa, não é mesmo? Aproveite e indique mais artigos de nosso site. Temos vários conteúdos que tentam responder grandes perguntas da humanidade. E fazemos isso não somente para título de curiosidade.
Mas porque é importante afiarmos o nosso cérebro com novos conhecimentos. Até porque algumas dessas respostas podem te ajudar numa preparação para concursos públicos, por exemplo. Quanto mais conhecimento sobre atualidades e o mundo em geral, melhor pro portfólio.
Vamos, então, à pergunta principal da matéria?
Qual é a maior altura de queda que alguém consegue sobreviver?
Então, felizmente não temos estudos científicos a partir de experiências neste sentido. Eu mesmo não me inscreveria como voluntário para identificar qual seria a altitude máxima que o meu corpo conseguiria aguentar. Não é uma experiência muito leve e tranquila, digamos.
Mas podemos sim teorizar sobre o assunto a partir de conhecimentos que nós já temos sobre o funcionamento do corpo. Poderíamos dizer que um ser humano, durante queda sem proteção alguma, poderia sobreviver se a altitude fosse de até 10 mil metros.
Conseguimos perceber isso na prática. Durante um acidente, a comissária de bordo Vesna Vulović sobreviveu a uma queda infeliz e sem paraquedas com altura de 10.160 metros. O “feito” entrou até mesmo para o livro dos recordes.
Mas tudo depende de vários fatores, como velocidade, peso corporal, oxigênio, temperatura, volume da água, etc. Paul Doherty, ex-físico e co-diretor do Centro de Aprendizagem Exploratorium, falou sobre algumas condicionantes que envolvem o assunto para o Mental Floss.
Segundo seus estudos, o corpo humano pode atingir o que chamamos de velocidade terminal. Ou seja? A velocidade é tão alta que anula a aceleração devido aos efeitos da gravidade. E aí não tem essa de altitude mínima ou máxima.
A pressão atmosférica pode simplesmente fazer o seu sangue ferver. Não tem muito o que teorizar em cima dentro deste contexto.