Está estudando Física para as provas de um concurso público? Então, fique por dentro da diferença entre velocidade do ar e velocidade do solo.
Entender a diferença entre velocidade do ar e velocidade do solo pode garantir ao candidato pontos preciosos na prova de Física de um concurso.
Afinal, a compreensão de determinados conceitos dessa área é fundamental para não errar questões, muitas vezes, consideradas simples.
Por isso, elaboramos este artigo que vai te mostrar a diferença entre velocidade do ar e velocidade do solo. Acompanhe-nos até o fim da leitura e conheça um pouco mais sobre cada métrica, que tem sua própria relevância e complexidade.
Antes do candidato entender a diferença entre velocidade do ar e velocidade do solo, vamos detalhar cada um desses elementos separadamente e compará-los depois, o que pode garantir um entendimento mais claro.
A velocidade do ar é um termo frequentemente usado no ramo da aviação e se refere à velocidade de uma aeronave em relação à do ar através do qual ela está se deslocando.
Geralmente, ela é medida em nós ou km/h. Ou seja, quanto mais rápida uma aeronave viaja em relação à velocidade do ar que está ao seu redor, maior será a sua velocidade no ar, entendeu candidato?
A velocidade do solo, conhecida no ramo da aviação como Groundspeed, é a velocidade de uma aeronave em relação ao solo.
Contrariamente ao que muitos presumem, não se trata da velocidade com que o avião se move sobre o solo, seja no pouso ou na decolagem. Na verdade, essa importante métrica indica a velocidade real de voo em relação a um ponto fixo e estático que está no solo.
Chegou a hora do candidato entender a diferença entre velocidade do ar e velocidade do solo, já que ambas as métricas foram explicadas.
É válido ressaltar que a velocidade no ar e a velocidade no solo não são idênticas. A primeira está relacionada com a velocidade da massa de ar ao redor da aeronave.
Já a velocidade no solo é uma medida diferente. De acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), essas duas velocidades se igualam apenas em condições de "calmaria total".
Ou seja, quando o ar ao redor está completamente parado, sem nenhum indício de ventos, a velocidade no ar do avião corresponde à sua velocidade no solo.
No entanto, em condições normais de vento, a velocidade no ar de uma aeronave pode ser maior ou menor do que a sua velocidade no solo. Por exemplo, se o vento estiver soprando na mesma direção do avião, a sua velocidade será reduzida em relação à velocidade no solo.
Em contrapartida, se o vento estiver contra a direção do voo, a velocidade no ar será maior em relação à velocidade no solo. Ficou claro, candidato?
Agora que você entendeu a diferença entre velocidade do ar e velocidade do solo, existem instrumentos que fazem ambas as medições. Geralmente, os aviões possuem modernos recursos que indicam a velocidade no ar.
Os diversos sensores desses dispositivos revelam a velocidade real de uma aeronave em relação à massa de ar circulante.
Por outro lado, para medir com precisão a velocidade no solo, a aviação faz uso de instrumentos distintos, como equipamentos de medição de distância localizados em pontos estratégicos das pistas dos aeroportos ou sistemas de navegação inercial.
Por isso, a presença de profissionais especializados nessa área é cada vez maior.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade