Qual é a diferença entre light e diet?

A diferença entre light e diet não é muito conhecida, mas os conceitos são essenciais para quem procura uma alimentação equilibrada ou possui restrições que podem afetar a saúde. Desse modo, entender o que significa cada rótulo pode auxiliar no momento das compras.

Os produtos light e diet são vendidos como equivalentes, e muitas vezes aparecem como sinônimos para os consumidores. No entanto, a diferença entre ambos é caracterizada pela composição dos alimentos, em especial na quantidade de certos nutrientes dentro da formulação dos produtos. Desse modo, entender o que cada um significa é essencial para a saúde e para o momento das compras.

continua depois da publicidade

Mais do que os rótulos, é necessário sempre buscar as informações nas tabelas nutricionais e descrições de ingredientes, principalmente se você estiver realizando uma dieta ou possuir restrições alimentares. Acima de tudo, a categorização dos produtos afeta não somente o preço e a disposição nas prateleiras de supermercado, mas também os efeitos no organismo. Saiba mais informações a seguir:

Qual é a diferença entre light e diet?

1) Diet

Leia também

Os alimentos diet são destinados para os consumidores que possuem necessidades nutricionais específicas por conta de enfermidades. Nesse sentido, são classificados como "alimentos para fins especiais", de acordo com a categorização do Ministério da Saúde. Em específico, para ser considerado diet é necessário que algum nutriente seja retirado completamente ou reduzido a 5% de concentração.

Entretanto, não é reduzido somente o açúcar, como muitas pessoas acreditam. No caso dos produtos diet, pode-se reduzir ingredientes como o sal, para pessoas hipertensas e com o colesterol alto, ou então a concentração de gorduras provenientes de oleaginosos e frituras. Apesar disso, não há redução significativa no número de calorias.

continua depois da publicidade

Por conta disso, esses produtos não são indicados para pessoas que estão tentando emagrecer, mas sim para quem tem restrições ou limitações orgânicas. Comumente, os ingredientes retirados são substituídos por produtos semelhantes na formulação, a fim de evitar alterações no sabor e manter a experiência de consumo independente das mudanças aplicadas.

2) Light

Por sua vez, os produtos light são indicados para pessoas que estão buscando uma rotina alimentar mais saudável, porque há a redução de alguns componentes e do valor energético, afetando a concentração de calorias. Em alguns casos, existem alimentos que possuem uma redução de mais de 25% quando comparados com o produto convencional.

Acima de tudo, essa redução energética acontece por conta da retirada de alguns nutrientes, como carboidratos e gorduras que afetam a concentração de calorias. No entanto, assim como os alimentos diet, pode acontecer que a remoção de algumas substâncias causem a adição de substitutivos para manter a consistência, cor e sabor. Ou seja, nem sempre são os mais saudáveis.

continua depois da publicidade

No geral, esses são os alimentos com baixo teor de componentes específicos, o que não significa que são completamente isentos. Dessa maneira, não atendem às necessidades de pessoas que não podem inserir certos nutrientes na alimentação ou que possuam restrições nutricionais específicas. Como consequência, não são indicados para dietas específicas.

Esses produtos são saudáveis?

A resposta dos especialistas é que nem sempre produtos diet e light são saudáveis. Como citado anteriormente, é possível que a remoção de uma substância leve à adição de outros produtos para manter a qualidade, sabor e consistência do alimento. Nesse caso, costuma-se adicionar vários tipos de gorduras e açúcares sintéticos que não são bem processados pelo organismo.

Em decorrência desse processo, a principal indicação é sempre conferir a tabela nutricional e a lista de ingredientes. Os consumidores também podem pesquisar por informações do produto na internet ou usar aplicativos como o Desrotulando, que indica quão saudável é um item com base no código de barras, dentro de um escala de 0 a 100.

continua depois da publicidade

Para realizar a substituição de alimentos, é preferível optar por orgânicos como frutas e verduras, cereais, grãos integrais e gorduras naturais, pois tanto os alimentos light e diet tendem a ser ultra processados e prejudiciais à saúde. Em outras palavras, as alterações realizadas nesse tipo de comida acontece no ambiente da indústria, com procedimentos químicos que podem afetar a saúde humana.

Por via das dúvidas, consulte um nutricionista para criar uma dieta equilibrada dentro dos seus objetivos e realizar a readaptação alimentar sem prejudicar o funcionamento do organismo.