Saber qual é a frequência ideal para lavar o cabelo é um dilema com o qual muitas pessoas lidam. Diante disso, muitos especialistas afirmam que a chave para uma rotina de lavagem eficaz é entender o seu próprio fio.
Isso vai além de simplesmente classificá-lo como liso ou cacheado, ou seja, é preciso estar atento a questões como ressecamento, quebra, queda e oleosidade do couro cabeludo. Com esse conhecimento em mente e as dicas abaixo, você poderá adotar uma rotina ideal de higiene capilar.
Qual a frequência ideal para lavar o cabelo?
Como regra geral, quando o couro cabeludo começa a mostrar sinais de oleosidade excessiva, coceira ou descamação devido à sujeira acumulada, é hora de uma lavagem. Entretanto, alcançar esse ponto não é o recomendado.
Assim, a frequência ideal para lavar deve ser adaptada ao seu tipo de cabelo, podendo variar com base em fatores como o tipo, as atividades diárias, o método de pentear e até mesmo os produtos utilizados. Felizmente, estas classificações podem norteá-lo sobre a regularidade ideal:
Cabelo fino
Aconselha-se lavar dia sim, dia não. Acúmulo de óleo e sujeira pode deixar cabelos finos com aparência murcha ou ainda mais finos. Opte por xampus suaves e sem sulfato para uso diário, ou produtos volumizadores que proporcionem limpeza e levantem as raízes.
Cabelo grosso
A lavagem pode ocorrer diversas vezes por semana. Cabelos mais grossos podem suportar acúmulos de óleo por mais tempo. Utilize xampus hidratantes e, ocasionalmente, xampus antirresíduos para limpeza profunda. Para cabelos cacheados e crespos, escolha produtos específicos, que nutrem e mantêm a definição.
Cabelo tingido
Lavar duas ou três vezes por semana é suficiente. Cabelos tingidos podem desbotar facilmente, tornando a lavagem diária menos indicada. Use xampus sem sulfato que hidratem e nutram o cabelo durante a limpeza, evitando ressecamento excessivo e quebra.
Se você não tiver certeza quantas vezes deve lavar os cabelos, pode consultar um dermatologista ou cabeleireiro. Eles poderão ajudá-lo a determinar a melhor frequência, de acordo com seu tipo de fio e couro cabeludo.
Outras dicas para cuidar dos cabelos
- Use água morna, não quente. A água quente pode ressecar os fios.
- Massageie o shampoo no couro cabeludo e não nas pontas.
- Enxágue bem o shampoo e o condicionador.
- Use um condicionador sem enxágue para ajudar a hidratar os cabelos.
- Use um protetor térmico antes de usar secador de cabelo, chapinha ou babyliss.
- Evite usar produtos químicos agressivos nos cabelos.
- Alimente-se de uma dieta rica em vitaminas e beba bastante água.