Qual a diferença entre clima e tempo?

Apesar de parecerem similares, o clima e o tempo possuem várias diferenças. Confira hoje qual é a diferença entre clima e tempo, e o que caracteriza cada um dos termos.

Você sabe qual é a diferença entre clima e tempo? Apesar dos dois não representarem a mesma coisa, é comum ver os termos para designar um só estado. Contudo, tempo e clima são elementos que se complementam ao descrever um ambiente atmosférico, diferindo-se ao tratar de condições distintas.

continua depois da publicidade

Para entender essa diferença, porém, é necessário compreender o que cada um significa, e quais fatores condicionam esses estados atmosféricos. É importante ter em mente que, apesar de se complementarem, é um equívoco tratá-los como sinônimos.

De forma que seja possível evitar tratar as duas condições como algo com um só sentido, confira hoje qual é a diferença entre clima e tempo, e o que destaca cada um.

Leia também

O que é tempo?

O tempo faz referência ao estado atmosférico em um determinado local de forma momentânea, ou seja, pode estar sujeito a diversas variações. Pela manhã, por exemplo, o tempo pode estar quente; no período da tarde, pode estar frio. A mudança de temperatura em um curto espaço de tempo representa esse fenômeno.

continua depois da publicidade

Tais alterações também não se limitam apenas à temperatura. O conceito também abarca questões como a umidade do ar, a ocorrência de chuvas, etc. Certos fatores como a pluviosidade, nuvens, radiação solar e a umidade relativa atuam diretamente nas condições atmosféricas de uma região, e influenciam, portanto, o tempo.

Por sua vez, as variações do tempo que são vivenciadas diariamente pela população são acentuadas em certas épocas do ano. Há momentos do ano em que as chuvas podem estar elevadas, e em outros, não há chuvas em algumas áreas de um país. A temperatura ainda pode cair bruscamente durante alguns meses, ou dias de intenso calor podem afetar os cidadãos.

O que é clima?

Não é difícil sair na rua e ouvir alguém dizer “Hoje o clima está seco”, ou “Amanhã o clima vai estar frio”. Mesmo que as expressões sejam comuns, nessas situações, o emprego da palavra clima está incorreto. Afinal, o estado momentâneo das condições atmosféricas refere-se ao tempo, e não ao clima.

continua depois da publicidade

De forma que seja possível caracterizar um clima, é necessário fazer uma análise durante um longo período de tempo. Assim, o clima funciona como um conjunto ou sucessão de vários tipos de tempo, junto de seus elementos. Os “tempos” são observados ao longo das estações do ano em determinados locais, por aproximadamente 30 anos.

Ao fazer certos comentários como “A cidade de Curitiba é muito fria”, uma pessoa não está se referindo ao estado momentâneo. Afinal, para fazer a observação, foi necessário analisar o local por um longo período. É de conhecimento geral que o clima da região que se encontra a cidade de Curitiba é frio, caracterizado como subtropical úmido.

Elementos do clima e do tempo

Além dessas diferenças, também é possível distinguir o clima e o tempo através dos elementos que caracterizam cada um deles. Os principais elementos do tempo são o vento, a umidade, chuva e temperatura.

continua depois da publicidade

Por sua vez, os elementos do clima levam em conta a influência dos elementos climáticos, manifestações atmosféricas que podem provocar alterações imediatas nas condições meteorológicas. Isso inclui a radiação, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica.

Junto disso, os fatores climáticos também podem influenciar o clima, e representam as condições que provocam alterações ou determinam elementos climáticos. Eles regulam as condições atmosféricas de determinado lugar, resultando então em seu clima. São eles a altitude, latitude, massas de ar, maritimidade e continentalidade, correntes marítimas e localização geográfica.

Leia também

Concursos em sua
cidade