A princípio, os biomas são conjuntos de vida vegetal e animal compostos por agrupamentos de diferentes espécies de fauna e flora. No geral, podem ser identificados e classificados a nível regional, por conta das condições geológicas, climáticas e históricas. No Brasil, existem 6 biomas distintos, sendo eles a Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatina, Pampa e Pantanal.
Sobretudo, são importantes recursos naturais, registrando grande parte da riqueza biológica que existe no mundo. Saiba mais informações a seguir e aprenda sobre os biomas brasileiros:
Quais são os 6 biomas brasileiros?
1. Amazônia
O Bioma Amazônia está distribuído em 49% do território brasileiro, possuindo a maior floresta tropical que existe no mundo. Ademais, é responsável por 20% da disponibilidade de água e reservas minerais do mundo inteiro. Apesar disso, é uma das regiões que mais sofre com a exploração dos seres humanos.
2. Mata Atlântica
Distribuído em 13% do território brasileiro, a Mata Atlântica está localizado na região litorânea do país. Por conta disso, estima-se que metade da população do Brasil vive nesse bioma. Contudo, é considerado como um dos mais ameaçados, pois somente 27% da quantidade original ainda existe.
3. Cerrado
Ocupando o Planalto Central, o Cerrado é considerado a savana mais rica nos aspectos de biodiversidade do mundo, com diversas espécies de plantas e animais. Neste contexto, abriga mais de 12,6 tipos de vegetais, mas está em ameaça por conta da atividade agropecuária extensiva.
4. Caatinga
Ocupando 10% do território brasileiro, esse bioma é conhecido pela diversidade nas paisagens, bem como a riqueza biológica. Assim como o Cerrado, sofre com as práticas da agropecuária, que incluem a queimada de terrenos inteiros para o plantio de milho e soja.
5. Pampa
O Pampa é caracterizado pela presença de um clima chuvoso e temperaturas negativas no inverno, o que favorece o crescimento de um tipo específico de vegetação ao longo do ano. Comumente, é usada como pastagem natural ou para o cultivo de arroz.
6. Pantanal
Por fim, o Pantanal é a maior planície de inundação constante que existe no mundo, se diferenciando dos demais biomas por essa característica. Apesar de ser o mais preservado, é o que mais recebe visitações e expedições turísticas por conta das belezas naturais.