Você está pensando em se mudar de cidade ou até mesmo de país? Antes da escolha, é importante avaliar alguns aspectos, como qualidade de vida, oportunidades de trabalho, nível de criminalidade, faculdades próximas e, também, o próprio custo de vida.
Esse último termo que listamos, por exemplo, foi alvo de uma nova pesquisa feita Worldwide Cost of Living da Economist Intelligence Unit. O estudo contemplou 173 cidades de diferentes países ao comparar mais de 400 preços de produtos e demais serviços das localidades.
Por sua vez, os dados analisados correspondem ao período de 14 de agosto a 11 de setembro de 2023 – e você confere os resultados no decorrer de nossa matéria. Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui.
Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente informado – tanto para você saciar sua curiosidade quanto aos concurseiros de plantão que querem se preparar de maneira completa. Inclusive, você pode acessar nossos simulados gratuitos com questões de concursos.
O que é custo de vida?
O custo de vida refere-se ao montante de dinheiro necessário para manter um padrão de vida específico, considerando despesas como moradia, alimentação, transporte, saúde, educação e outros gastos essenciais. Existem alguns fatores que influenciam os cálculos:
- Localização geográfica: o custo de vida varia significativamente de acordo com a região. Grandes centros urbanos geralmente têm despesas mais elevadas, enquanto áreas rurais podem oferecer custos mais acessíveis;
- Estilo de vida: As escolhas individuais, como a opção por uma vida mais extravagante ou minimalista, impactam diretamente nos gastos mensais;
- Inflação: mudanças nos preços dos bens e serviços ao longo do tempo podem influenciar o custo de vida, tornando importante considerar a inflação ao planejar as finanças.
Ranking das cidades mais caras de se viver, conforme pesquisa de 2023
O ranking foi elaborado pelo Worldwide Cost of Living da Economist Intelligence Unit após análise feita em 173 cidades. De acordo com os resultados obtidos, Singapura dividiu a primeira posição com Zurique, que fica localizada na Suíça.
E a pesquisa, por sua vez, expôs a tendência de cidades enfrentarem preços mais elevados devido à alta na inflação, considerando o aumento anual de 7,4% em preços de mais de 200 bens e serviços usados como referência durante as análises.
Singapura é uma cidade-estado insular, que fica localizada na ponta sul da Península Malaia, especificamente no Sudeste Asiático. O modelo de habitação pública na localidade é notável. Mais de 80% da população vive em habitações públicas, conhecidas como HDB flats.
Já Zurique é a maior cidade da Suíça, sendo um dos principais centros financeiros globais. Além de ser a sede de muitos bancos e instituições financeiras, a cidade também é um polo de inovação, abrigando diferentes empresas de tecnologia e startups.
Confira o ranking completo da pesquisa, que contou com alguns empates técnicos:
- Singapura empatado com Zurique, na Suíça, em primeiro lugar;
- Nova York, EUA, empatado com Genebra, Suíça, em segundo lugar;
- Hong Kong;
- Los Angeles, EUA;
- Paris, na França;
- Copenhague, Dinamarca empatado com Tel Aviv, Israel;
- São Francisco, EUA.