Quais são as 10 cidades mais caras do mundo para se viver?

O ranking foi elaborado pelo Worldwide Cost of Living da Economist Intelligence Unit após análise feita em 173 cidades. Confira o ranking oficial.

Você está pensando em se mudar de cidade ou até mesmo de país? Antes da escolha, é importante avaliar alguns aspectos, como qualidade de vida, oportunidades de trabalho, nível de criminalidade, faculdades próximas e, também, o próprio custo de vida.

continua depois da publicidade

Esse último termo que listamos, por exemplo, foi alvo de uma nova pesquisa feita Worldwide Cost of Living da Economist Intelligence Unit. O estudo contemplou 173 cidades de diferentes países ao comparar mais de 400 preços de produtos e demais serviços das localidades.

Por sua vez, os dados analisados correspondem ao período de 14 de agosto a 11 de setembro de 2023 - e você confere os resultados no decorrer de nossa matéria. Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui.

Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente informado - tanto para você saciar sua curiosidade quanto aos concurseiros de plantão que querem se preparar de maneira completa. Inclusive, você pode acessar nossos simulados gratuitos com questões de concursos.

continua depois da publicidade
Leia também

O que é custo de vida?

O custo de vida refere-se ao montante de dinheiro necessário para manter um padrão de vida específico, considerando despesas como moradia, alimentação, transporte, saúde, educação e outros gastos essenciais. Existem alguns fatores que influenciam os cálculos:

  • Localização geográfica: o custo de vida varia significativamente de acordo com a região. Grandes centros urbanos geralmente têm despesas mais elevadas, enquanto áreas rurais podem oferecer custos mais acessíveis;
  • Estilo de vida: As escolhas individuais, como a opção por uma vida mais extravagante ou minimalista, impactam diretamente nos gastos mensais;
  • Inflação: mudanças nos preços dos bens e serviços ao longo do tempo podem influenciar o custo de vida, tornando importante considerar a inflação ao planejar as finanças.

Ranking das cidades mais caras de se viver, conforme pesquisa de 2023

O ranking foi elaborado pelo Worldwide Cost of Living da Economist Intelligence Unit após análise feita em 173 cidades. De acordo com os resultados obtidos, Singapura dividiu a primeira posição com Zurique, que fica localizada na Suíça.

E a pesquisa, por sua vez, expôs a tendência de cidades enfrentarem preços mais elevados devido à alta na inflação, considerando o aumento anual de 7,4% em preços de mais de 200 bens e serviços usados como referência durante as análises.

continua depois da publicidade

Singapura é uma cidade-estado insular, que fica localizada na ponta sul da Península Malaia, especificamente no Sudeste Asiático. O modelo de habitação pública na localidade é notável. Mais de 80% da população vive em habitações públicas, conhecidas como HDB flats.

Já Zurique é a maior cidade da Suíça, sendo um dos principais centros financeiros globais. Além de ser a sede de muitos bancos e instituições financeiras, a cidade também é um polo de inovação, abrigando diferentes empresas de tecnologia e startups.

Confira o ranking completo da pesquisa, que contou com alguns empates técnicos:

continua depois da publicidade
  • Singapura empatado com Zurique, na Suíça, em primeiro lugar;
  • Nova York, EUA, empatado com Genebra, Suíça, em segundo lugar;
  • Hong Kong;
  • Los Angeles, EUA;
  • Paris, na França;
  • Copenhague, Dinamarca empatado com Tel Aviv, Israel;
  • São Francisco, EUA.
Leia também

Concursos em sua
cidade