Existem algumas palavras na Língua Portuguesa que são tão parecidas que podem até mesmo causar confusão entre seus falantes. Diferenciadas por algumas letras e sinais, encontrar a versão correta para utilizar em uma oração pode nem sempre ser tão simples, especialmente quando se trata de termos mais formais. Um exemplo é a troca de sentido comum feita entre “propício” e “propenso”: apesar de parecidas, ambas possuem significados diferentes.
Ao escrever um texto, encontrar todas as palavras corretas para montar boas frases pode provar ser uma tarefa demorada, mas não é bem assim. Para solucionar mais um mistério do português, confira abaixo qual a diferença entre “propício” e “propenso” e dicas sobre como utilizar cada um dos termos.
Propício ou propenso: qual a diferença entre os termos?
Tanto “propício” quanto “propenso” são adjetivos, mas as similaridades entre os termos acabam por aí. “Propício” é utilizado em duas situações distintas, mas próximas. O que predomina em seu sentido são ideias como “ser favorável”, “adequado”.
Nesse sentido, o termo é utilizado para ser relacionado a alguém ou algo que, de forma benéfica, concede favores para outra pessoa por ser adequado. Confira alguns exemplos abaixo:
- Este é um ambiente propício para a aprendizagem.
- Acredito que esse seja o momento propício para discutirmos mudanças na empresa.
- O dia foi propício para finalizar todas as metas do mês.
Já o adjetivo “propenso” está relacionado à disposição de fazer alguma coisa. Ele também pode estar associado com a inclinação, a tendência para algo ser realizado, sendo a ideia predominante a de disposição. Veja mais exemplos abaixo:
- As crianças sempre ficam mais propensas a aprender quando ensinamos o conteúdo com boa didática.
- O gerente está propenso a conversar sobre um possível aumento.
- Eu sou propenso a pensar o pior sobre qualquer um.
Como diferenciar os termos?
Como informado anteriormente, o sentido de “propício” e “propenso” é consideravelmente diferente, apesar da similaridade entre os termos. “Propício” indica algo adequado, enquanto “propenso” representa algo ou alguém disposto, inclinado, que mostra tendência para alguma coisa. Para diferenciá-los, basta substituir o termo por seus equivalentes em uma frase:
- Você precisa de um ambiente propício para trabalhar.
- Você precisa de um ambiente adequado para trabalhar.
- Se você não estiver propenso a mudar, nada irá melhorar.
- Se você não estiver disposto a mudar, nada irá melhorar.