Proibidos: 35 nomes que não podem ser registrados no Brasil

O escrivão do cartório tem o direito de questionar a opção dada e até apresentar alternativas que sejam mais brandas e menos vexatórias. Saiba mais.

Você sabia que os cartórios podem rejeitar registros de nomes caso identifiquem que eles tendem a prejudicar as crianças no futuro? E a lei não é de agora. Em 1973, entrou em vigor a norma federal 6.015, que regulamenta o procedimento e traz algo importante no artigo 5º.

continua depois da publicidade

Haverá intervenção oficial na escolha em caso de nomes que possam causar constrangimento por serem, no mínimo, bizarros e fora da curva. É claro que a criatividade pode aflorar e não há problema em definir uma alcunha "diferente", mas tudo tem o seu limite.

O escrivão do cartório tem o direito de questionar a opção dada e até apresentar alternativas que sejam mais brandas e menos vexatórias. Inclusive, a lei garante a possibilidade de o profissional simplesmente rejeitar se houver alguma situação extrema.

E se os pais não concordarem? Então, o debate será levado ao juiz competente. Lembrando que, de acordo com o Sindicato dos Oficiais de Registros Civis de Minas Gerais, também existe a brecha para vetar grafias exageradas, como o uso repetido de Ys, Ws, Hs e similares.

continua depois da publicidade
Leia também

Levando tudo isso em consideração, vamos elencar alguns nomes que não podem ser registrados no país justamente por causarem constrangimento nas pessoas. Alguns deles, devido à grafia, não são aceitos pelo algoritmo que parametriza o banco de dados.

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos por aqui. Além de curiosidades gerais e economia, também postamos pautas relacionadas aos concurseiros, como dicas de estudo, regras gramaticais e notícias de concursos abertos.

Nomes que são proibidos e não podem ser registrados no país

Antes de mais nada, você sabia que ficou mais fácil trocar o seu nome no cartório. Caso ele te cause algum tipo de constrangimento ou você simplesmente queira alterá-lo, é possível fazer isso diretamente com o atendente sem a necessidade de justificativa ou decisão judicial.

continua depois da publicidade

Mas isso vale somente para a primeira troca de nome. Se houver uma segunda vez, possivelmente o cartório pedirá justificativa e outros protocolos correspondentes na ocasião. Agora, vamos para a lista de nomes que, geralmente, são vetados e proibidos no Brasil?

Não existe nomes específicos que estão em uma lista oficial do cartório. Vamos indicar aqueles termos que causam constrangimento e tendem a ser barrados devido ao constrangimento e caráter vexatório.

  1. Dita Cuja;
  2. Sem nome;
  3. Nome não definido;
  4. Desconhecido;
  5. Um Dois Três Quatro;
  6. Salvador Minas Gerais;
  7. Doces e Guloseimas;
  8. Uh Terere;
  9. Papai Noel;
  10. Fulano de Tal;
  11. Ciclano de Tal;
  12. A mesma;
  13. Igual a outra;
  14. A declarar;
  15. Amateur;
  16. O Dia do Meu Nascimento;
  17. Açafrão Fagundes;
  18. Concha;
  19. Andarilho;
  20. Caminhante;
  21. Encantada;
  22. Taruana;
  23. Triângulo Retângulo;
  24. Rua Sem Saída;
  25. Sujismundo;
  26. Biatriz;
  27. Meu Precioso;
  28. Cadáver;
  29. Falecido;
  30. Cabeluda;
  31. Velcro;
  32. Perseguida;
  33. Céu Azul;
  34. Bizarro Assado;
  35. Oceano Atlântico.
Leia também

Concursos em sua
cidade