Fique por dentro dos sete lugares em que você não deve usar bicarbonato e evite o risco de ser acometido por surpresas desagradáveis no dia a dia.
Conhecer os lugares em que você não deve usar bicarbonato é primordial para não se deparar com surpresas inesperadas no cotidiano. Apesar dessa substância ser de grande valia para todo concurseiro que mora sozinho, já que neutraliza odores e remove sujeiras e gorduras incrustadas, existem determinadas restrições quanto a seu uso.
Essa matéria selecionou sete lugares em que você não deve usar bicarbonato. Por mais que ela tenha diversas finalidades, não é aconselhável usar essa poderosa substância em situações específicas. Curioso para conhecer quais são elas? Basta continuar a leitura.
Apesar de o bicarbonato ser um excelente aliado na limpeza doméstica, o concurseiro não deve usá-lo para limpar panelas fabricadas em alumínio. Por quê? Essa substância provoca uma reação química que pode causar manchas e desbotamento do utensílio, além de reduzir bastante a vida útil do mesmo. Não se esqueça disso, fechado?
Outro dos lugares em que você não deve usar bicarbonato. Por mais que essa substância seja ótima para neutralizar determinados odores na cozinha, ela não pode ser usada dentro da geladeira. O problema é que pode acontecer uma inesperada reação química com o cheiro dos alimentos que porventura estejam estragados, tornando o produto ineficaz para amenizar odores que aparecerem dentro desse eletrodoméstico.
Por mais que o bicarbonato seja um dos componentes presentes na fórmula química dos extintores de incêndio, o concurseiro não deve usá-lo para apagar pequenas chamas ou focos de incêndio. O motivo? Essa substância não tem a mesma intensidade e força para combater o fogo. O mais sensato e seguro é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.
Mais um dos lugares em que você não deve usar bicarbonato de sódio Por mais que muita gente use essa substância em diversas receitas culinárias (doces e salgadas), ela não serve para substituir o bom e velho fermento em pó. Embora sejam parecidos, ambos os produtos estão longe de ser a mesma coisa e possuem propriedades diferentes.
Mesmo que o bicarbonato seja amplamente usado na indústria de cosméticos, essa substância possui um alto teor alcalino e não é recomendada para eliminar acnes do rosto. Usá-la em erupções cutâneas não é recomendado, pois pode causar inflamações e influenciar na proliferação de bactérias, já que altera o pH natural da nossa pele. O recomendado é procurar um Dermatologista, que vai indicar um tratamento específico para o seu caso.
Você sofre de azia, concurseiro? Mesmo que o bicarbonato seja um potente antiácido, ele é composto de 27% de sódio. O problema é que se você usá-lo com muita frequência, poderá sobrecarregar o seu organismo (em especial, os rins), que vai ter dificuldades para eliminar essa nociva substância que pode elevar bastante a pressão arterial. O mais sensato é se consultar com um Médico Gastroenterologista para que o mesmo indique uma alternativa viável e menos prejudicial.
O último dos lugares em que você não deve usar bicarbonato também merece destaque. Essa substância, que é uma grande aliada no nosso dia a dia, não deve ser usada na limpeza de aparelhos eletrônicos ou elétricos. Por quê? Ela pode penetrar nas aberturas dos dispositivos (por ser em pó) e acabar causando diversos danos nos circuitos internos ou até mesmo explosões, por causa das reações químicas que podem acontecer. Nesse caso, o mais recomendado é usar produtos específicos indicados pelo fabricante.
Agora que você está a par dos lugares em que você não deve usar bicarbonato, recomendamos não negligenciar as dicas citadas acima, para que o inesperado não aconteça. Muitas vezes, costumamos nos valer daqueles truques caseiros que não funcionam e ainda podem causar acidentes domésticos. Fica ligado nisso, concurseiro.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você está de acordo com a nossa política de privacidade