O bicarbonato de sódio é um verdadeiro coringa durante os afazeres domésticos. Também conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, o composto possui a fórmula NaHCO3, sendo considerado como um sal branco e cristalino.
Em linhas gerais, ele funciona como uma espécie de agente neutralizante, cooperando para amenizar a alcanilidade e acidez. Mas, apesar de ser extremamente versátil e útil, você sabia que o bicarbonato não pode ser usado para tudo? Sim, é importante ter cuidado com o composto.
Até porque ele pode danificar aparelhos e até mesmo roupas, dependendo da forma que você o utiliza no dia a dia. Elencamos, em nossa matéria, alguns dos lugares em que você jamais deve colocar o bicarbonato de sódio para que, assim, você evite problemas previsíveis.
Lugares onde você não pode colocar o bicarbonato de sódio
1. Em celulares e demais aparelhos eletrônicos
Embora o bicarbonato de sódio seja eficaz na limpeza de muitas superfícies, ele não é adequado para limpar dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores, tablets e televisões.
O composto, em linhas gerais, pode ser abrasivo e danificar as telas sensíveis ao toque e as superfícies de plástico ou vidro desses dispositivos. Em vez disso, use produtos de limpeza especialmente projetados para os seus eletrônicos. É o melhor caminho.
2. Na sua pele
Jamais utilize bicarbonato de sódio em ferimentos, cortes ou queimaduras na pele. Aplicá-lo pode causar irritação e agravar a lesão. A melhor abordagem é lavar o ferimento com água limpa e sabonete suave e, se necessário, aplicar um antisséptico apropriado.
Caso o ferimento não cicatrize como o esperado, marque uma consulta com médico especializado.
3. Mármore e granito
Mesmo que o bicarbonato de sódio seja amplamente usado para limpar superfícies domésticas, evite usá-lo em mármore e granito. O componente químico pode riscar ou danificar essas pedras naturais.
Use produtos de limpeza específicos para pedras naturais ou consulte um profissional para orientação adequada
4. Como alternativa para o shampoo
Algumas pessoas experimentam o uso de bicarbonato de sódio como um substituto de shampoo comercial. Só que isso pode ser prejudicial para o cabelo e o couro cabeludo a longo prazo. O bicarbonato de sódio é alcalino e pode desequilibrar o pH natural do cabelo.
Isso pode causar ressecamento e irritação. É recomendável usar produtos de cuidados capilares formulados especificamente para atender às necessidades do cabelo.
5. Roupas coloridas
Ao usar bicarbonato de sódio na lavagem de roupas, tenha cuidado com peças coloridas. O produto pode ter propriedades de clareamento e, se usado em excesso, pode desbotar as cores das peças.
Evite o uso excessivo em roupas coloridas e siga as instruções de cuidados do fabricante.
6. Lentes de óculos
Nunca use produto para limpar as lentes dos seus óculos. Elas podem ser revestidas com camadas protetoras e o bicarbonato de sódio pode arranhá-las. Use um pano de microfibra e solução de limpeza apropriada para óculos para evitar danos às lentes.
7. Como substituto ao creme dental
Sim, o bicarbonato de sódio é usado em algumas pastas de dente comerciais, mas isso não o torna apropriado para o uso como uma espécie de substituto permanente do creme dental. O produto pode ser abrasivo demais para o esmalte dental se for usado com muita frequência.
É importante seguir uma rotina adequada de higiene bucal com produtos aprovados por profissionais de saúde.