Uma das maiores tendências da sociedade e do mercado de trabalho é a preocupação com o meio ambiente. Neste contexto, existem 11 carreiras sustentáveis para um futuro melhor que são chamadas de Profissões Verdes, pois focam na sustentabilidade, preservação da natureza e recuperação de áreas perdidas por conta da ação humana.
Sobretudo, são tendências no mercado de trabalho por conta da transformação na mentalidade corporativa e dos consumidores a respeito desses temas, o que faz com que as empresas priorizem essas atividades. Mais do que auxiliar as instituições a atenderem os critérios da legislação ambiental, são profissionais que impactam na rotina produtiva. Saiba mais informações a seguir e conheça essas áreas:
11 carreiras sustentáveis para um futuro melhor
- Gestor Ambiental;
- Gerente de Sustentabilidade;
- Biólogo;
- Engenheiro Ambiental;
- Engenheiro Florestal;
- Agrônomo Sustentável;
- Geógrafo;
- Biotecnólogo;
- Oceanógrafo;
- Advogado Ambientalista;
- Engenheiro Químico.
Como se inserir nessas profissões?
Para trabalhar nessas carreiras sustentáveis e ser um Profissional Verde, é fundamental que os profissionais procurem especialização e formação dentro dessa área de atuação, pois grande parte delas são regulamentadas e exigem diploma do Ensino Superior. Assim, será possível obter o conhecimento necessário e o suporte legal para trabalhar dentro desses cargos.
Para se inserir nessas profissões dentro do mercado de trabalho, os profissionais habilitados precisam pesquisar quais são as empresas e instituições que estão priorizando a proteção ao meio ambiente em suas atividades. Apesar das transformações recentes, nem todas as organizações estão acompanhando as tendências.
No geral, é mais comum encontrar instituições ambientais e órgãos governamentais que são responsáveis pela atividade de fiscalização no mercado profissional. Porém, você pode atuar como consultor, oferecendo um serviço autônomo e terceirizado para que as companhias estejam inseridas no cenário atual de preservação e sustentabilidade.