Atualmente, o mundo é composto por 193 países que são reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas você já parou para pensar em como o primeiro país do mundo surgiu? E qual país foi esse?
Determinar qual é o primeiro país do mundo é um processo bastante complexo, que levanta debate até os dias de hoje. Isso acontece, principalmente, porque a definição de país gera discordâncias, principalmente quando a gente pensa que o primeiro surgiu sem essa concepção ainda existir.
No entanto, alguns fatores históricos levam a acreditar que o primeiro país do mundo foi possivelmente criado em 660 a.C.
Como surgiram os países?
O mundo nem sempre foi organizado da forma como conhecemos hoje, considerando as semelhanças geográficas, sociais, econômicas e políticas como forma de classificação dos locais.
É muito complexo dizer quando e como os países foram criados, uma vez que faltam evidências históricas que sejam suficientes, além de existirem algumas divergências.
Contudo, alguns acontecimentos podem nos ajudar a ter noção de como esse processo de organização do mundo se deu.
Com o início da civilização, percebeu-se a necessidade de organizar melhor os territórios, principalmente pela convivência com povos muito diferentes.
A noção de “estado” surgiu na Grécia Antiga, quando comunidades tribais começaram a se organizar em grupos, conforme chegaram à região.
Com o crescimento e as transformações da Grécia, surgiram as primeiras “polis”, também chamadas de “cidade-estado”.
Eram territórios políticos autônomos, tendo seus próprios governos e leis. Esparta e Atenas são exemplos de cidade-estado.
A partir disso, novas formas de governo foram sendo desenvolvidas, como monarquias e impérios.
Os estados modernos, nos modelos que conhecemos hoje, surgem depois da crise do feudalismo, ocasionando a união de diversos feudos.
Assim, com essa união, começam a existir os primeiros países, que também começaram a dominar novos territórios.
Qual foi o primeiro país do mundo?
A definição do primeiro país do mundo gera muitas controvérsias, mas acredita-se que foi o Japão. Isso porque o país é o que apresenta uma estrutura governamental bem definida há mais tempo.
O Japão se tornou independente em 660 a.C., quando Jimmu criou a dinastia imperial no território, sendo considerado o primeiro imperador.
No entanto, a história do imperador e a data levanta debates. Não há um consenso entre os historiadores de que Jimmu realmente existiu, e pode ser que esta seja apenas uma lenda.
O que se sabe é que a região é uma das mais antigas do mundo, sendo povoada há muitos anos. E, como não há um consenso do que poderia ser considerado um país na época, muitos acreditam que o Japão seria o primeiro país do mundo por conta da estrutura governamental.
Controvérsias sobre o primeiro país do mundo
Como citamos, não há um consenso sobre qual foi o primeiro país do mundo. Por isso, alguns historiadores acreditam que foi o Egito, tendo em vista que é uma região bastante antiga também.
Isso porque, se considerarmos a questão da civilização, o Egito é um dos mais antigos. A civilização no local tem registros por volta de 3.100 a.C., quando houve uma unificação da região com o primeiro faraó.
Portanto, é importante entender que hoje temos as classificações de países por meio ONU, que são reconhecidos internacionalmente.
Mas seria impossível aplicar os critérios atuais às primeiras civilizações. Por conta dessa dificuldade do que poderia ser entendido como um primeiro país, existem controvérsias sobre qual região poderia ser considerada o primeiro país.
O entendimento do Egito como primeiro país está muito associado à ideia da cultura, história e civilização. Enquanto do Japão, a construção de uma estrutura política.
Outros países antigos
Embora seja difícil dizer qual é o primeiro país, existem evidências sobre aqueles são bem antigos.
Por isso, entre os países mais antigos do mundo, podemos destacar exemplos como:
- Índia;
- Peru;
- China;
- Grécia;
- Irã;
- Arménia;
- Iraque;
- México.