Primeiro emprego: veja 10 dicas sobre o que fazer para entrar no mercado de trabalho

Acabou de concluir o Ensino Médio e vai começar a procurar o primeiro emprego? Fique por dentro de 10 dicas sobre o que fazer para entrar no mercado de trabalho.

Não restam dúvidas de que conseguir o primeiro emprego pode ser um baita desafio para milhares de jovens, no Brasil. Afinal de contas, as empresas exigem alguma experiência na função almejada. E para muitos deles, esse paradoxo se torna um beco sem saída. E quando não veem nenhuma alternativa viável para resolver esse impasse, acabam perdendo a motivação e deixam a procura de lado. Por isso, elaboramos essa matéria que selecionou 10 dicas valiosas sobre o que fazer para entrar no mercado de trabalho.

Continue a leitura até o fim para descobrir o que um candidato sem experiência no ambiente corporativo pode fazer para conquistar o primeiro emprego. Com a adoção de algumas estratégias é possível conseguir essa façanha sem muitas dificuldades. Lembre-se de que isso só depende de você. Saiba mais a respeito.

O que fazer para entrar no mercado de trabalho?

1) Faça trabalhos freelancers

Leia também

Os trabalhos freelancers (sem vínculo empregatício) podem te ajudar a conquistar o primeiro emprego. Se no seu currículo constar que você exerceu atividades desse tipo, independentemente da área, isso pode ser bem-visto pelo recrutador. Qualquer freela que faça o jovem adquirir uma certa experiência pode ser um diferencial e tanto.

2) Comece a construir o seu networking

Outra dica sobre o que fazer para entrar no mercado de trabalho. Mesmo que você ainda não tenha experiência, começar a criar uma rede de contatos profissionais é sempre uma alternativa sensata. Procure estreitar as relações com amigos ou conhecidos que estejam empregados e que atuam na área do seu interesse. Quanto mais pessoas souberem que você está procurando emprego, maiores podem ser as suas chances.

3) Exerça trabalhos voluntários

Mais uma dica sobre o que fazer para entrar no mercado de trabalho. Você sabia que os trabalhos voluntários enriquecem o currículo, são perfeitos para entender a dinâmica do ambiente corporativo e até para desenvolver alguma habilidade técnica? É verdade. Caso surja alguma oportunidade dessas, não a desperdice por nada.

4) Invista em cursos de capacitação

O candidato que procura o primeiro emprego não deve se esquecer de se capacitar o máximo que puder. Existem diversos cursos online e gratuitos que podem ser extremamente úteis para você aprender algo novo e agregar valor em sua futura carreira. Lembre-se também de participar de eventos, feiras, palestras e workshops da sua área, combinado?

5) Desenvolva ainda mais as suas soft skills

Está pensando sobre o que fazer para entrar no mercado de trabalho? O candidato que, mesmo sem experiência profissional, tem as suas habilidades comportamentais bem desenvolvidas, pode ter mais chances de conseguir o primeiro emprego. Muitas empresas valorizam (e muito) talentos que possuem as soft skills essenciais ao ambiente empresarial. Pense nisso.

6) O que fazer para entrar no mercado de trabalho: Aprenda um outro idioma

O candidato que domina outro idioma demonstra interesse pelo aprendizado e autodesenvolvimento. Por isso, que tal aprender uma outra língua? Não precisa nem sair de casa para isso. Na internet existem inúmeros cursos (gratuitos e pagos) que podem ser realizados nos dias e horários que você tiver disponibilidade. E isso é um baita diferencial no currículo.

7) Faça um currículo para o primeiro emprego

O candidato que nunca trabalhou antes, precisa saber elaborar um currículo que evidencie os valores que ele pode agregar em uma organização, mesmo que ainda não tenha experiência. Nesse documento deve constar todas as informações que possam chamar a atenção do recrutador, como habilidades, realizações, voluntariado, idiomas, formação escolar e cursos extracurriculares.

8) Destaque suas experiências

Quando o assunto é o que fazer para entrar no mercado de trabalho, essa dica vale ouro. Você não tem experiência profissional, mas já realizou trabalhos temporários, monitoria na escola, projetos de iniciação científica, pesquisas e qualquer outra atividade de cunho acadêmico? Tudo isso deve estar em seu currículo. Atente-se para esse detalhe.

9) O que fazer para entrar no mercado de trabalho: Vivências pessoais contam bastante

Se você busca o primeiro emprego, é importante destacar as suas principais vivências pessoais em seu currículo. Tudo aquilo que possa agregar valor deve ser citado. Por exemplo, intercâmbios já realizados, viagens ao exterior ou qualquer outro trabalho que demonstre as suas habilidades, está valendo.

10) Atualize-se sobre a área do seu interesse

Finalmente, a última dica sobre o que fazer para entrar no mercado de trabalho. Você tem muito interesse em atuar em uma determinada área? Recomendamos se atualizar ao máximo sobre ela. Esteja sempre antenado sobre as particularidades, desafios e problemas do ramo que pretende trabalhar. Quanto mais bem informado o candidato for, maiores podem ser as chances dele se sair bem em um processo seletivo, não acha? Boa sorte.