Ao pedir um café espresso em qualquer cafeteria, é comum receber junto dele um copinho de água com gás. O que muitos não entendem, porém, é o motivo do adicional ser servido, muito menos quando a água deve ser bebida. Seria antes ou depois do café? E por que exatamente ele acompanha o famoso cafezinho?
Para entender mais sobre o assunto, confira hoje por que um copinho de água com gás acompanha o café, bem como outras curiosidades sobre este detalhe do refinamento da bebida.
Por que vem um copinho de água com gás junto com o café?
Antes mesmo de entender sobre o motivo da água com gás acompanhar o café em cafeterias, é importante conhecer mais sobre as papilas gustativas. Tudo começa dentro da boca: a língua humana é um órgão extremamente sensorial, e serve para detectar diferentes questões como gosto, textura e temperatura. Ela é responsável pelo paladar, um dos sentidos do corpo, que age por meio de botões gustativos.
Só na boca, existem cerca de 4 mil unidades gustativas, e pelo menos 75% delas ficam na língua, as famosas papilas. Elas se renovam com uma frequência de 10 a 14 dias, e podem reconhecer os 4 tipos clássicos de sabor: o doce, salgado, ácido e amargo, bem como outras qualidades alimentares que a ciência já detectou.
Um exemplo é o umami, gerado pelo glutamato da proteína de origem animal e os ácidos graxos, a gordura. O gosto salgado que o ser humano pode sentir, por exemplo, é evocado especificamente pelo sal (NaCL), mas é possível gerar todos os outros por mais de uma substância química, ou por misturas dela.
Com isso, a intensidade dos sabores que uma pessoa pode sentir irá depender da quantidade de papilas gustativas que receberão a substância ingerida, que deve obrigatoriamente ser solúvel na saliva. Da mesma forma, entram para a equação a concentração e a composição química do que ingerimos.
Relação com a água com gás
Basicamente, o copinho de água com gás que acompanha o café serve simplesmente para limpar as papilas gustativas. Ela pode livrar a boca de qualquer sabor residual comido ou bebido antes, de modo que seja possível apreciar com precisão o sabor do café espresso.
Com isso, é natural imaginar que a água deve ser ingerida antes do café, uma tradição da maioria das cafeterias que servem o famoso espresso italiano, conhecido por seu sabor forte. Ao limpar a língua e a garganta, evita-se então que o café se misture com qualquer coisa ingerida anteriormente, que poderia alterar seu sabor.
Da mesma forma, alguns guias de etiqueta desaconselham que a água seja bebida após ou durante uma degustação de café, por exemplo. Quando o preparo é de qualidade, idealmente o sabor deve ser mantido na língua e na boca, de modo que não seja preciso limpar o amargor. Contudo, isso não quer dizer que aqueles que não são os maiores apreciadores de café não possam beber um pouco de água.
O hábito também é comum em degustações de vinho, pois pode ajudar a realçar o sabor de cada tipo sem que eles interfiram na percepção do indivíduo. Quanto ao tipo de água servida, sendo com ou sem gás, não existe uma diferença tradicional.
No geral, a água com gás costuma ser servida por conta de uma herança do costume europeu, visto que o continente é famoso por sua água de fontes naturais, a seltzer. Deste modo, é possível escolher entre uma das duas sem maiores problemas.