O conceito dos “sete mares” da Terra já é antigo, perpetuado pela arte, literatura e música há séculos. A expressão se refere aos mares Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Golfo Pérsico. Hoje em dia, porém, sabe-se que existem muito mais do que sete mares, indo além de 100, de acordo com a Organização Hidrográfica Internacional. Nesse sentido, por que ainda se diz “os sete mares” se existem mais?
Para entender a ideia por trás da expressão, é necessário mergulhar na história do mundo e nas possíveis origens para o conjunto dos sete mares. Pensando nisso, confira abaixo o motivo dela ainda ser utilizada e mais curiosidades a respeito do assunto.
Por que se diz “os sete mares”?
Existem muitas possibilidades que podem explicar a origem da expressão. A definição não é fixa porque isso depende da origem do navegador e, na maioria das vezes, sete era um número considerado místico, ou até mesmo da sorte.
O termo teria surgido pela primeira vez em 2300 a.C., em escritos sumérios. Da mesma forma, existem registros que indicam que os sete mares foram originados no livro “As Mil e Uma Noites”, a famosa compilação de histórias contadas boca a boca no Oriente Médio, sendo que sua primeira versão impressa teria sido criada no século IX.
Em um dos contos, é relatada a história do marinheiro Simbad, que levava mercadorias a portos distantes cruzando os sete mares. A partir disso, a expressão se tornou comum, e ainda é utilizada por muitos navegantes para dividir os oceanos de uma forma diferente da que é vista nos atlas. A partir da ideia, são listados o Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.
Apesar do conto do Oriente Médio, muitos outros povos também se referiam aos mares como sendo sete, como os persas, hindus, romanos e chineses. A maioria tinha a mesma noção de quantidades marítimas, mas o significado de mar para cada um variava.
O que é o mar?
É importante tomar cuidado para não confundir mares com oceanos, visto que os dois não são sinônimos. Os mares são porções de água comportadas em áreas fechadas e muito mais numerosos que os oceanos. Enquanto isso, os oceanos são ainda mais extensos e profundos e são compostos por quatro partes: o Pacífico, Atlântico, Índico e Ártico.