Na hora do aniversário, não pode faltar o bolo e a vela de aniversário para que o aniversariante e seus convidados cantem o tradicional “Parabéns para você” e seus derivados. Além disso, deve-se assoprar a vela no dia do aniversário e ainda realizar um pedido para o próximo ciclo que se inicia, mas por que se faz isso e de onde surgiu essa tradição?
Apesar das mudanças culturais e particularidades na forma com que as diferentes comunidades celebram, esses elementos são comuns em todo o mundo. Seja com uma família mais religiosa ou entre amigos boêmios, assoprar a vela é quase um pré-requisito para comemorar propriamente o aniversário. Saiba mais informações a seguir e descubra como surgiu esse costume:
Como surgiu a tradição de assoprar a vela no dia do aniversário?
A princípio, estima-se que a tradição de assoprar a vela no dia do aniversário surgiu na Grécia Antiga, sendo realizada em homenagem à Artêmis, a deusa da caça e da Lua que era reverenciada no sexto dia de cada mês. De acordo com a mitologia grega, o bolo redondo e coberto de velas acesas representava a Lua Cheia, simbolizando a presença da divindade.
Esse costume se perdeu durante um tempo, mas reapareceu no século XIII nas celebrações de festas infantis entre os camponeses alemães. Na época, a comemoração começava quando o dia raiava, acendendo as velas para acordar a criança aniversariante. O costume era colocar sempre uma vela a mais do que a idade da criança, simbolizando a luz da vida e o desejo de que ela vivesse mais um ano.
Apesar disso, nessa época foi estabelecido que a criança precisava apagar todas as velas de uma vez e realizar um pedido. Curiosamente, já era dito nessa época que o pedido se realizaria somente se a criança mantivesse o segredo até que acontecesse. A tradição se espalhou entre outras comunidades e civilizações até os dias atuais.