Por que quanto mais dormimos mais cansados ficamos?

A fadiga e o estresse do dia se manifestam à noite e, mesmo descansando muito, nos sentimos exaustos. Mas por que quanto mais dormimos, mais cansados ficamos? Entenda a seguir.

No mundo acelerado em que vivemos, é comum nos encontrarmos constantemente lutando para equilibrar nossas obrigações diárias com o descanso adequado. Contudo, muitas vezes, isso pode resultar em um ciclo vicioso de exaustão. Parece irônico, porém quanto mais dormimos mais cansados ficamos. Afinal, por que isso acontece?

continua depois da publicidade

A chave está principalmente em algo chamado de cronoruptura, isto é, a quebra do ritmo circadiano do corpo. Continue a leitura e entenda a abaixo.

O que são ritmos circadianos?

Leia também

São ciclos biológicos de cerca de 24 horas que ocorrem em todos os seres vivos, incluindo plantas, animais e humanos. Eles regulam uma variedade de funções corporais, como o sono, a temperatura, os níveis hormonais e o metabolismo.

O ritmo circadiano é controlado por um relógio interno no cérebro, chamado de núcleo supraquiasmático (SCN). O SCN recebe sinais da luz do sol, que ajuda a sincronizá-lo com o ciclo dia-noite.

continua depois da publicidade

Quando as pessoas estão expostas à luz solar, o SCN libera hormônios que ajudam a manter o estado de vigília. No escuro, o núcleo libera outros hormônios que promovem o sono. Além disso, outros fatores também podem influenciar os ritmos circadianos, como o horário das refeições, a atividade física e o estresse.

Por que quanto mais dormimos mais cansados ​​ficamos?

Se alterarmos nosso horário de ir para a cama de maneira abrupta, indo dormir muito tarde, por exemplo, isso pode confundir nosso cérebro, resultando na sensação de exaustão e atordoamento ao acordar.

Outra razão para essa sensação é o momento em que acordamos. Se despertarmos durante a fase de sono profundo, também conhecida como REM, (em inglês Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”) ocorrem as ondas lentas, e isso pode causar confusão e sonolência.

continua depois da publicidade

Caso todas essas possibilidades tenham sido eliminadas e a sensação persista, pode ser um sinal de problemas de saúde subjacentes, como narcolepsia ou apneia do sono. Nessas condições, o descanso reparador não ocorre, levando à fadiga diurna. Por outro lado, se a noite anterior envolveu atividades como sair para uma festa e consumir bebida alcoólica, a sensação de cansaço pode ser devido à ressaca.

Portanto, a compreensão das causas subjacentes é fundamental para enfrentar a exaustão persistente e garantir que cada noite realmente proporcione a revitalização necessária para um dia produtivo. Caso você esteja enfrentando problemas neste sentido, busque ajuda de um profissional especializado.

Leia também

Concursos em sua
cidade