Os ursos são animais fascinantes e habitam muitos lugares ao redor do mundo. Eles são adaptados a viver em regiões frias, e uma de suas características mais interessantes é a hibernação. Durante o inverno, esses animais ficam em um estado de dormência profunda, reduzindo a atividade metabólica e, consequentemente, economizando energia. Mas você sabe por que os ursos hibernam? Continue lendo e entenda a seguir.
O que é hibernação?
Antes de entendermos por que os ursos hibernam, é importante saber o que é a hibernação. Em suma, trata-se de um fenômeno que ocorre em muitos animais que vivem em regiões com mudanças sazonais acentuadas, como temperaturas muito frias.
No inverno, as condições ambientais se tornam mais adversas, e os recursos alimentares se tornam escassos. Para evitar gastar muita energia e não ter alimento suficiente para sobreviver, algumas espécies entram em um estado de dormência que pode durar vários meses.
Durante a hibernação, a temperatura corporal do animal diminui, e sua atividade metabólica cai drasticamente. Isso permite que ele reduza suas necessidades de alimento, portanto ele pode ficar sem comer ou beber por semanas, ou até mesmo meses.
Por que os ursos hibernam no inverno?
Os ursos hibernam não devido ao frio, mas porque a comida é escassa durante o inverno. Depois de ter passado todos os meses anteriores de calor se empanturrando para ter reservas suficientes e gerar a camada ideal de gordura, quando chega a hora de hibernar procuram uma caverna profunda e estreita, na qual possam ficar o mais protegidos possível.
Ao reduzir o metabolismo, sua temperatura cai, ficando entre 5 e 10 graus em alguns casos, pois não realizam processos nos quais gastam energia, minimizando assim suas perdas.
O coração, como o resto dos órgãos, também reduz sua atividade, seu ritmo, e o bombeamento de sangue é mínimo para se manter vivo, fornecendo apenas oxigênio suficiente para sobreviver.
No entanto, existem fêmeas que completam a hibernação tendo engravidado antes, implicando um aumento do referido metabolismo. Apesar disso, é um aumento mínimo, ou seja, suficiente para evitar a morte do feto, mas mínimo para a fêmea sobreviver durante o inverno.
Foi possível constatar que elas não reduzem a temperatura tão significativamente, podendo fornecer calor suficiente para a futura prole. E mais, elas podem até dar à luz durante esse processo, o que os obriga a entrar em semi-hibernação.
Quais as vantagens da hibernação?
A hibernação é uma estratégia extremamente eficiente para os ursos, pois lhes permite economizar energia e sobreviver a condições adversas do ambiente. Porém, as suas vantagens vão além disso.
Quando hibernam, esses animais também reduzem a produção de resíduos metabólicos, o que significa que eles não precisam urinar ou defecar com frequência. Isso é importante porque, no inverno, a água é um recurso escasso, e encontrar um lugar para fazer suas necessidades pode ser difícil.
Outra vantagem da hibernação é que ela protege os ursos de predadores e outros perigos do ambiente. Além disso, eles também reduzem sua atividade respiratória e cardíaca, o que ajuda a protegê-los de condições climáticas extremas.
Porém, a hibernação também tem seus riscos. Durante esse período, estes animais podem perder até 40% de sua massa muscular e óssea. Além disso, os que dormem por muito tempo podem ter problemas de saúde, como a formação de pedras nos rins ou infecções do trato urinário.
Por isso, é importante que os ursos tenham reservas de gordura suficientes para sobreviver durante a hibernação e que eles sejam capazes de se recuperar rapidamente quando acordam.
5 animais que hibernam além dos ursos
- Marmotas: estes roedores de médio porte são encontrados em várias partes do mundo e são conhecidos por hibernar por até 7 meses do ano;
- Morcegos: alguns tipos de morcegos hibernam para sobreviver a invernos rigorosos, e podem passar até seis meses em estado de torpor;
- Ouriços: os ouriços são animais comuns na Europa e na Ásia, e hibernam durante o inverno para economizar energia;
- Esquilos: alguns esquilos hibernam, mas nem todos. Aqueles que o fazem geralmente passam de três a quatro meses em hibernação;
- Camundongos: por fim, certos camundongos hibernam para sobreviver a invernos rigorosos, especialmente em regiões do norte da Europa e da Ásia.