Por que os piratas usavam tapa-olhos? A resposta surpreende

Descubra de onde surgiu o hábito dos piratas usarem tapa-olhos e como surgiu essa famosa associação cultural.

Ao se deparar com uma pessoa usando tapa-olhos, a primeira imagem que vem na mente da maioria é de um pirata. Porém, você sabe por que os piratas usavam tapa-olhos e de onde surgiu essa associação na cultura?

A resposta está associada com fatores históricos, sobre a existência dessas figuras. Porém, existe todo um mito associado com os piratas e seus tradicionais elementos. Entenda mais a seguir.

Qual é a relação entre os piratas e tapas-olhos?

Diferente do que se imagina, os piratas não usavam tapas-olhos para parecer malvados e durões. Na realidade, era uma estratégia de navegação e adaptação à luz.

Leia também

Por uma perspectiva científica, os olhos humanos se adaptam rapidamente durante a transição de um lugar escuro para um lugar claro. No entanto, o contrário leva mais tempo do que poucos segundos como neste caso.

Segundo este artigo do Wall Street Journal, estima-se que os olhos demoram até 25 minutos para se adaptar corretamente após saírem de um local iluminado para a escuridão. Nesse processo há uma regeneração nos olhos.

Mais especificamente, esse é o período que os pigmentos fotográficos presentes no sistema ocular se recuperam. Isso considerando os olhos de uma pessoa com visão normal, sem problemas como fotossensibilidade ou astigmatismo.

Sendo assim, os piratas utilizam tapas-olhos para manter um dos olhos adaptados à escuridão. Assim, poderiam transitar com tranquilidade no navio.

Como viviam em embarcações, os piratas tinham que migrar diversas vezes ao dia das áreas mais escuras do interior do navio até as partas mais ensolaradas do convés. Se não conseguissem enxergar no processo, o problema era certo.

Aliás, alguns piratas até mudavam o tapa-olhos de lado conforme a conveniência e preferência. Por exemplo, se o pirata lutava melhor com a mão esquerda, deixava-o no olho esquerdo para ser mais fácil enxergar no escuro.

Existem bases teóricas?

Não existem registros históricos específicos dessa explicação, até porque os piratas não iam a oftalmologistas ou médicos com frequência. Apesar disso, a hipótese foi colocada a prova.

Em um episódio sobre piratas, o Mythbusters, programa de televisão estadunidenses focado em lendas urbanas e mitos, testou o aspecto da visão noturna. Uma das apresentadoras foi a um oftalmologista para ver se era verdade.

Na ocasião, a especialista testou a visão noturna em seus dois olhos. Contudo, um deles havia sido exposto a uma luz brilhante e o outro coberto com um tapa-olhos.

O resultado comprovou essa explicação, porque o olho coberto se adaptou mais rapidamente ao escuro e a apresentadora conseguiu se adaptar rapidamente ao escuro. Isso em comparação com o olho exposto à luz.

Afinal, os piratas usavam tapas-olhos?

Apesar do experimento ter comprovado que a explicação é válida, isso não necessariamente significa que aconteceu. Aliás, não existe nenhum tipo de registro histórico comprovando que os piratas, de fato, usavam tapas-olhos.

Os historiadores nunca encontraram imagens, esculturas ou nenhuma menção de tapas-olhos nos documentos dos séculos passados associados a piratas. Provavelmente, essa associação é fruto da ficção e da cultura popular.

Portanto, não há nenhuma comprovação histórica. Apesar disso, continua sendo uma referência famosa.