Por que os cavalos precisam de ferraduras e as vacas não?

O ambiente, as atividades realizadas e até mesmo a anatomia explicam porque os cavalos precisam de ferraduras e as vacas não.

Você já se perguntou por que os cavalos precisam de ferraduras e as vacas não? Em primeiro lugar, as ferraduras se tornaram popular à medida que os humanos domesticaram este equino.

Além disso, eram usadas, sobretudo, naqueles que viviam em zonas onde o clima era mais instável. E, embora em condições normais os cavalos possam viver sem ferraduras, atualmente é difícil encontrá-los "descalços".

Isto se deve à consciência e conhecimento que existe sobre a utilização desta ferramenta, pois graças a ela são evitados muitos problemas. Leia e entenda mais a seguir.

Origem do uso de ferraduras em cavalos

Leia também

A domesticação dos cavalos por volta de 3.000 a.C. levou à invenção das primeiras ferraduras, inicialmente feitas de capim e amarradas nos cascos.

Os egípcios e persas são creditados por esse desenvolvimento, seguido pelos romanos, que introduziram as "hipossandálias", sandálias de couro com sola de ferro para proteger os cascos.

Ao longo dos séculos, diversas civilizações aperfeiçoaram a ferragem, incluindo a China, com os mongóis habilidosos em aço. Hoje, a tecnologia oferece ferraduras mais leves, flexíveis, resistentes e aderentes, visando o desempenho e bem-estar dos animais.

Por que os cavalos usam ferraduras?

Os cascos são projetados para suportar o peso dos cavalos e proporcionar-lhes uma mobilidade confortável. Suas partes fribroelásticas se expandem e contraem ao entrar e sair do solo, absorvendo impactos (dispersão de forças) e distribuindo uniformemente o peso do corpo.

As estruturas externas também trabalham juntas para proporcionar tração e proteger as estruturas internas mais sensíveis. Nesse sentido, as ferraduras feitas de peças de metal ou outros materiais resistentes e duráveis, auxiliam na proteção e manutenção da saúde dessa parte tão sensível desses animais.

Elas também previnem o desgaste, já que os cavalos são frequentemente montados, realizam saltos e corridas, e muitas vezes trabalham em terrenos duros e irregulares.

A ferradura ajuda a amortecer o impacto do solo e prevenir danos e problemas de locomoção, como a laminite, uma inflamação aguda e muito desconfortável.

Por que as vacas não precisam usá-las?

As vacas são animais de pastoreio, que normalmente andam em terrenos mais macios, como pastagens, e não estão sujeitas às mesmas atividades intensas que os cavalos.

Além disso, a estrutura do casco das vacas é naturalmente mais firme e adaptada para suportar o ambiente em que vivem. Isso reduz a necessidade de proteção adicional oferecida pela ferradura.

Os cavalos selvagens necessitam de proteção nos cascos?

Os cavalos selvagens não usam ferraduras porque não precisam de proteção adicional nos cascos. Ao longo do processo evolutivo, eles adquiriram naturalmente maior resistência para lidar com o ambiente hostil em que vivem. Assim, são mais grossos e possuem maior flexibilidade do que os cascos dos cavalos domésticos.