Não há tinta e procedimento estético que resista à passagem do tempo e ao embranquecimento dos fios de cabelo, ainda que muitas pessoas prefiram retocar as raízes do que deixar a idade transparecer tão facilmente. Porém, por que os cabelos ficam brancos com a idade e como esse processo acontece dentro do organismo?
Além das pessoas mais velhas, é comum que adolescentes apresentem alguns fios grisalhos logo cedo, o que pode gerar preocupação com a saúde. No entanto, para entender mais sobre esse fenômeno, é importante conhecer a explicação fisiológica e aprender como a melanina atua no organismo. Saiba mais informações a seguir e desvende o mistério dos cabelos brancos:
Como os cabelos ficam brancos com a idade?
A princípio, estima-se que os fios perdem a pigmentação natural a partir dos 35 anos de idade. Neste contexto, o principal elemento por trás desse fenômeno é a melanina, um pigmento biológico natural responsável pela tonalidade dos fios de cabelo e da pele.
No geral, existem dois tipos de melanina, a eumelanina, responsável pela coloração marrom ou preta, e a feomelanina, responsável pelos tons avermelhados e amarelos. Por via de regra, os cabelos brancos ou cinzas não possuem nenhum tipo de melanina em sua composição.
A principal justificativa para o embranquecimento dos fios é a genética, uma vez que existem genes que determinam em quanto tempo a pessoa ficará grisalha. No caso daqueles que perdem a cor dos fios mais cedo, a causa pode estar associada com problemas de saúde, como disfunção na tireoide ou vitiligo.
A Ciência também aponta que hábitos como tabagismo afetam o funcionamento da melanina no organismo. Sendo assim, é fundamental manter hábitos saudáveis e realizar visitas regulares aos médicos para identificar previamente quais são os problemas que estão afetando o organismo.
Mais do que uma questão estética, o embranquecimento dos cabelos está associada com um envelhecimento de qualidade e um cuidado apropriado com os fios.