Por que o Valentine’s Day é comemorado em 14 de fevereiro?

Descubra o motivo do Valentine's Day ser comemorado no dia 14 de fevereiro.

O Valentine’s Day, ou Dia dos Namorados, é uma comemoração especial para muitos casais ao redor do mundo. Mas você já se perguntou o motivo desse evento ser comemorado no dia 14 de fevereiro?

continua depois da publicidade

Considerada o último dia da Valentine’s Week, ou Semana dos Namorados, a data é ideal para presentear alguém amado ou simplesmente expressar seu carinho por alguém.

Essa celebração do amor, por sua vez, possui um contexto histórico que muitos não conhecem. Pensando nisso, seja para os solteiros ou compromissados, confira abaixo a justificativa para a data ser comemorada no dia 14 de fevereiro, bem como outras curiosidades sobre ela.

Leia também

Por que o Valentine’s Day é celebrado no dia 14 de fevereiro?

O Dia dos Namorados mundial cai anualmente em 14 de fevereiro. De acordo com registros históricos, porém, a celebração só se tornou romântica a partir do século XIV.

continua depois da publicidade

Em um dos primeiros sacramentários da Igreja cristã, o sacramentário gelasiano do século XIII, a data foi marcada como Festa de São Valentim em fevereiro.

Contudo, o dia só passou a ser associado com o amor e o romance depois dos séculos XIV e XV. Na época, as noções de amor cortês da Baixa Idade Média começaram a florescer, junto da associação dos “lovebirds“, ou “pombinhos”, do início da primavera.

Origens variadas

A verdadeira origem do Dia dos Namorados é considerada vaga por conta da série de possibilidades que a rodeia.

Com base nas similaridades, muitos historiadores sugerem que a festa seria originada do festival romano Lupercália, que ocorria em meados de fevereiro.

No evento, que celebrava o início da primavera, homens e mulheres eram sorteados para participar de rituais da fertilidade. Com isso, era possível pedir bons frutos da nova estação, espantar os maus espíritos e proteger a cidade.

continua depois da publicidade

No fim do século V, o Papa Gelasius I proibiu a comemoração, substituindo-a pelo Dia de São Valentim. Contudo, como informado anteriormente, o teor romântico da data só floresceu a partir do século XIV.

Mesmo que tenham existido muitos mártires cristãos chamados de Valentim, existe a possibilidade do dia levar esse nome por conta de um padre martirizado em cerca de 270 da Era Comum, pelo imperador Claudius II Gothicus.

De acordo com a lenda, o padre assinou uma carta com “de seu Valentim” para a filha de seu carcereiro, com quem havia feito uma amizade e, segundo registros, curado da cegueira.

Já outros registros afirmam que o dia existe por conta de São Valentim e Valentim de Terni, o santo e o bispo, mesmo que seja possível que os dois santos sejam a mesma pessoa.

continua depois da publicidade

Outra lenda comum indica a possibilidade de São Valentim ter desafiado as ordens de um imperador e secretamente juntado casais de modo que pudessem se casar e salvar os maridos da guerra. Por tal motivo, seu dia de festa é associado ao amor.

Cultura do Dia dos Namorados

As mensagens formais ou mensagens de amor da data começaram a surgir em 1500 e, a partir do fim de 1700, cartões comerciais passaram a ser utilizados.

Os primeiros cartões comerciais de Dia dos Namorados dos Estados Unidos, por exemplo, começaram a ser imprimidos em meados de 1800. A maioria ilustra o Cupido, deus romano do amor, junto de corações e mensagens românticas.

Por conta da ideia de que a temporada de acasalamento das aves começava em meados de fevereiro, os pássaros também se tornaram um símbolo do dia.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade