Responda com sinceridade, concurseiro: você sabe por que nenhuma palavra começa com cedilha na Língua Portuguesa? Não faz a mínima ideia?
Essa é uma dúvida que muita gente tem, especialmente quando estão começando a aprender sobre o nosso idioma, que é cheio de regras e particularidades que podem nos confundir mesmo.
Esta matéria vai te explicar, de uma forma simples e prática, por que nenhuma palavra começa com cedilha na Língua Portuguesa. Se você é um concurseiro que está querendo turbinar ainda mais os seus conhecimentos, continue conosco até o fim da leitura para conhecer o motivo.
Por que nenhuma palavra começa com cedilha?
A cedilha (ç) é bastante usada em muitas palavras da Língua Portuguesa. Com certeza você já deve ter visto ela aparecer em palavras como “maçã”, “açaí” ou “açúcar”, por exemplo.
Ela muda o som do “c” de algumas palavras, deixando ele com um som de “ss”, como em “cabeça”, “façanha” ou “açougue”, dentre outros termos. Mas por que ela só aparece no meio ou no fim das palavras e nunca no começo?
Bem, isso acontece por causa das regras do nosso idioma. Na verdade, o “ç” não existe na origem do português. Ele se originou de uma transformação da letra “c” que aconteceu ao longo do tempo, lá na época em que o português estava se formando.
Antigamente, quando as pessoas queriam representar o som de “ss” antes das vogais “a”, “o” e “u”, usavam a letra “c”, como em “casa” ou “coração”, por exemplo.
Mas antes das vogais “e” e “i”, usavam a letra “c” com um acento em cima, chamado de “cedilha”, parecido com esse sinal: “ć”. Com o passar do tempo, essa forma foi simplificada e virou o “ç” que conhecemos hoje.
Agora, por que ele não aparece no começo das palavras? Isso acontece porque na Língua Portuguesa, quando usamos o “c” no início das palavras, ele sempre tem o som de “k”, como em “casa” ou “coelho”, por exemplo.
Então, não existe a necessidade de usar o “ç” no começo, já que o som que ele representa não é o mesmo.
Além disso, tem outra regra que ajuda a entender por que o “ç” não aparece no começo das palavras. Quando temos o som de “ss” no começo das palavras, usamos a letra “s”, como “sapo” ou “sala”, por exemplo.
Então, como já temos o “s” para representar esse som no começo das palavras, não precisamos do “ç”.
Exemplos
Selecionamos 10 exemplos de frases com palavras que têm cedilha (ç). Olha só:
- A caça ao tesouro levou os exploradores a lugares inimagináveis;
- A moça atravessou a rua com cuidado;
- O açaí é uma fruta típica da região norte do Brasil;
- O funcionário daquele açougue foi demitido;
- A criança brincava feliz no parque;
- O laço no presente deixou-o ainda mais bonito;
- Aquela calça de camurça me serviu direitinho;
- O moço chegou cedo para o trabalho;
- A maçã estava suculenta e doce;
- O almoço foi preparado com carinho pela mãe.
Recapitulando: o “ç” não aparece no começo das palavras em português porque a sonoridade que ele representa já é representada por outras letras, como o “c” com som de “k” ou o “s” com som de “ss”.
E isso acontece por causa das regras da nossa língua, que foram se formando ao longo do tempo. Esperamos que agora você tenha entendido um pouco melhor sobre o motivo de nenhuma palavra começar com o “ç” na Língua Portuguesa.