Você já deve ter visto alguém escrever 100 mil como 100K na internet, seja para falar de dinheiro ou até número de seguidores. Por que, na internet, muitas pessoas usam “K” para representar mil?
Para entender essa convenção, é necessário olhar para a origem dessa letra como símbolo, mas também observar as limitações de comunicação que existem na internet. Entenda mais a seguir.
Por que o K representa mil?
O uso de “K” para representar mil é uma convenção estabelecida na linguagem informal da internet e das redes sociais. Essa prática é uma forma de abreviação que se originou do sistema métrico.
No sistema métrico, o prefixo “kilo” é usado para denotar mil. Assim, quando as pessoas utilizam “K” em contextos como contagem de seguidores, curtidas, visualizações ou qualquer outra métrica numérica na web, estão efetivamente abreviando a palavra “mil”.
Essa abreviação é particularmente prevalente em plataformas com limitações de espaço, como, por exemplo, o Twitter, onde a concisão é valorizada devido ao limite de caracteres por postagem.
Portanto, escrever “10K seguidores” ao invés de “10 mil seguidores” economiza espaço e facilita a comunicação rápida e eficiente. O uso de “K” como abreviação de mil tornou a comunicação online mais rápida e fluida.
Sobretudo nos contextos onde números grandes são frequentemente mencionados. Entretanto, essa consistência da abreviação não acompanha todas as abreviações.
No caso de bilhões, o mais comum é utilizar a letra B e isso não tem nada a ver com sistema métrico ou palavras gregas. Neste caso, é somente a primeira letra da quantia a que se refere.
É o mesmo que acontece com milhões, comumente representado pela letra M. Desse modo, não há uma formalização ou normatização de como essas abreviaturas devem ser feitas ou existir na internet.
Caso contrário, os bilhões seriam escritos com a letra G de Giga, que é o correspondente correto.